A segmentação de mercado é importante para que você possa conquistar novos clientes mais facilmente e, também, entregar à eles melhores resultados.
Pesquisar, conhecer e identificar o seu público alvo é extremamente importante para todas as empresas, e na área contábil não é diferente. Leia a matéria completa para entender por que a segmentação de mercado é importante.
Por que segmentar?
Quando há segmentação, há estratégia. Ou seja, é possível definir grupos com características e comportamentos semelhantes, assim consegue-se trabalhar diretamente nesses interesses e necessidades da equipe.
Dessa forma, podem-se oferecer produtos ou serviços específicos, apresentando preços altamente competitivos. No final, tem-se uma oferta única e apropriada. Além disso, há maior controle das estratégias e se fica mais próximo do consumidor final.
A segmentação no mercado B2B
A prática de segmentação de mercado pode ser feita tanto em B2B quanto em B2C, mas em business to business tende a haver menos clientes, com maior volume de transações.
O processo de compras é diferente e o ciclo de vendas costuma ser mais longo, pois analisam-se diversos fatores antes da decisão por um produto ou serviço.
Como conseguir as informações
É recomendável, além de fazer a segmentação, ter um banco de dados para que as informações sejam armazenadas. Mas como conseguir esses dados?
É possível coletar algumas informações pela internet e outros meios de comunicação. Depois, os dados podem ser passados por filtros para facilitar a segmentação de mercado, classificando e categorizando os dados de acordo com as particularidades de cada pessoa.
A segmentação mais comum para escritórios de contabilidade é a área de trabalho de seus clientes, mas outros filtros podem ser utilizados, como a localização. Depois de identificar seu público-alvo, é necessário pesquisar para conhecê-lo melhor.
A segmentação é fundamental
Por estarmos em um mercado cada vez mais competitivo, a segmentação tornou-se fundamental. Ela é uma estratégia para se destacar perante a concorrência, podendo colaborar com o aumento das conversões e da lucratividade.
A partir da segmentação de mercado podem-se adotar métodos inovadores de trabalho, concentrando seus esforços de marketing para que o retorno seja mais favorável. Agora é hora de montar suas estratégias para se destacar!