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O que é marketing B2B e como aplicar na empresa contábil

O termo marketing B2B deve estar presente nas estratégias contábeis, pois auxilia na venda e na percepção do valor da sua empresas para potenciais clientes.

 

O que é o marketing B2B?
Marketing B2B, ou business to business, nada mais é do que o marketing entre empresas. Para conquistar novos clientes, é preciso ter um excelente trabalho de comunicação empresarial. Falaremos bastante sobre isso nesse artigo.
Como já mencionamos, conhecer o seu público-alvo é essencial. Por isso, entenda qual tipo de empresa seu escritório contábil deseja conquistar como cliente. Essa primeira ação facilitará muito a criação de sua estratégia de marketing.
Existem diversos formatos de divulgação que seu escritório pode utilizar. Porém, se a comunicação não for certeira, ou seja, não for veiculada corretamente e para o público certo, sua empresa contábil estará jogando dinheiro fora. Por isso, toda e qualquer ação deve ser feita de maneira estratégica e planejada, com conteúdo relevante.

Marketing B2B para contadores
Como você pode trabalhar seu marketing para conquistar a conta de novas empresas?
Já falamos sobre a importância da definição de um público-alvo. Para fazer isso, você pode observar seus clientes atuais (que tipo de empresa são? Micro, pequenas, médias…de um segmento específico? Mais focadas em comércio ou serviço? Etc.).
Com essas informações em mãos, chegou a hora de entender as dores dos seus clientes. Quais são os problemas que eles esperam que sua empresa resolva? Fazendo uma análise detalhada, é possível perceber as situações recorrentes citadas pelos seus clientes e quais são as soluções que você, enquanto contador, pode oferecer.
Essas tarefas são importantes pois trarão os dados mais importantes para a definição da sua estratégia de marketing contábil.

Ações de marketing contábil
Já publicamos em nosso blog diversas ações de marketing que sua empresa pode realizar para conquistar novas contas. As mais comuns são marketing de conteúdo, e-mail marketing, anúncios em redes sociais, anúncios no Google e, claro, entregar um exemplar de Contas em Revista nas suas reuniões de prospecção.

Mostre quem faz
É extremamente importante criar e utilizar à risca uma identidade visual para a sua empresa. Essa identidade consiste no logotipo, nas cores utilizadas, tipografia (fonte) e outros materiais que façam parte da comunicação visual da sua marca.
Todas essas características devem ser obedecidas em todos os seus materiais: site, redes sociais, e-mail marketing, etc. Isso é importante para mostrar quem está produzindo o conteúdo e passar a ideia de confiança às empresas que procurarão os seus serviços.

Interaja com os seus clientes
Com o público selecionado e impactado pelas suas campanhas, é importante manter o contato. Interaja com eles! Seja nas redes sociais, através de e-mail marketing ou blog, esteja presente no dia-a-dia das empresas que você pretende conquistar. Responda os comentários recebidos nas redes sociais e as mensagens privadas, responda os e-mails e mensagens no whatsapp. Mesmo que elas optem por outro escritório contábil, continue enviando seus materiais. Você nunca sabe quando elas precisarão dos seus serviços.
É importante escolher com cuidado a pessoa que cuidará do atendimento ao cliente, e realizar um excelente treinamento para que ela possa prestar o melhor serviço possível.

Como o marketing B2B pode impactar seus resultados
Estratégias e ações bem definidas de marketing podem levar o seu escritório a um novo patamar. Podem ajudar a sua empresa a ter um relacionamento mais estreito com seus clientes, a aumentar a percepção de valor de sua empresa, cria a possibilidade de novos negócios e, é claro, aumenta o faturamento da empresa.
É importante reforçar que tudo isso só é construído com consistência e com a divulgação de materiais de qualidade. Por isso, é importante ser paciente e seguir o planejamento (ou adequá-lo, se necessário).
Seguindo nossas dicas, o marketing contábil da sua empresa possibilitará não apenas novas oportunidades, mas também mais reconhecimento na sua área de atuação.

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