O futuro das empresas brasileiras de contabilidade 2

O futuro das empresas brasileiras de contabilidade

O cenário contábil no Brasil está em constante mudança. A legislação, aliada ao novo modelo de relacionamento com o fisco, está cada vez mais exigente. Ou seja: não há mais espaço para iniciativas pouco profissionais. Este descritivo da área nos traz à cabeça o seguinte questionamento: qual é o futuro dos negócios contábeis?

Em primeiro lugar, podemos dizer que é imprescindível que todas as empresas utilizem a informática para apoiar a gestão. Afinal, profissionais e empresas com conhecimentos técnicos que querem prosperidade nos negócios têm de estar dispostos a investir na palavra de ordem do momento neste mercado: tecnologia. A partir de seu uso intensivo é possível inovar em serviços e processos. Isso cria um ciclo virtuoso, gerando fidelização de clientes, valorização dos serviços contábeis e criação de novos negócios.

Além da inovação que tange à tecnologia, o novo modelo de empresas de contabilidade exige planejamento estratégico e mercadológico, gestão de relacionamento com os clientes, custeio baseado em atividades, marketing digital, treinamento de pessoal e inovação em processos e serviços. Há, inclusive, um movimento de aquisições e fusões de empresas neste mercado com o objetivo de atravessar esse período turbulento por meio da união de esforços e do aproveitamento da expertise de cada uma.

Tendências

A segmentação tem se tornado uma boa alternativa, pois traz escala e reduz custos, além de tornar o profissional um especialista e com diferenciais. Outra dica: o escritório pode atender vários segmentos, mas as unidades internas têm que ser construídas de forma segmentada para diminuir gastos.

Nos Estados Unidos já houve um movimento neste sentido, de formação e consolidação de grandes redes para segmentar algumas unidades. Hoje, o país conta com 13 redes de franquias que oferecem serviços contábeis, tributários, financeiros e processamento de folha de pagamentos, segundo dados da International Franchising Association.

A necessidade de o empresário contábil se capacitar para gerir empresas de maneira mais profissional e sustentável é urgente. Portanto, prepare-se e aproveite a oportunidade de se reinventar e continuar neste mercado promissor, porém complexo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat - WhatsApp