posicionamento

Sua postura deve estar em harmonia com o posicionamento da sua empresa

O posicionamento deve ser criado a partir dos valores e desejos dos sócios. Ser condizente com os ideais de sua empresa é uma regra básica de marketing.

 

Segundo Philip Kotler, posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização, com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Ou seja, é como você quer que sua companhia seja percebida pelos seus clientes.

O posicionamento é diferente da posição, que é o local que a empresa ocupa na cabeça dos seus clientes. Os dois nem sempre casam, e quando isso ocorre, pode haver uma crise de confiança, que pode levar a corporação para o vermelho. E de forma rápida.

Neste sentido, as estratégias de posicionamento devem ser baseadas na diferenciação das ofertas, inseridas em um segmento específico de mercado. Portanto, a construção de uma identidade de ideais eficazes deve ter como base a segmentação e no diferencial que satisfaçam alguns critérios:

– Importância: oferecimento de um benefício;

– Lucratividade: deve-se considerar a diferença lucrativa;

– Acessibilidade: o consumidor deve poder pagar a diferença;

– Superioridade: a diferença deve ser superior a outras formas de benefícios;

-Exclusividade: a diferenciação não pode ser copiada com facilidade pela concorrência;

– Destaque: diferença oferecida de maneira justa.

Por mais proximidade que a empresa tenha com seus clientes, ela só consegue posicionar-se indiretamente, pois é o consumidor quem monta a posição da marca na cabeça dele, através do filtro da percepção individual.

A consistência será dada pela efetiva posição que a empresa construir no mercado, em cada ponto de contato. A verdade é que a grande batalha do marketing não se dá no mercado, mas sim na cabeça de cada uma das pessoas.

O grau de consistência entre o que a sua empresa projetou e comunica que entrega ao mercado e a percepção do cliente do que ele efetivamente percebe receber da sua marca é que dirão da efetividade dos seus esforços diários na execução do seu posicionamento.

Por outro lado, de nada valeria ter um posicionamento muito bem definido sem incorporar isso aos que na companhia trabalham. A postura do quadro de pessoas que trabalham na empresa tem de ser condizente ao posicionamento. Caso contrário, pode haver a quebra de confiança da parte do cliente.

E o ato de confiar é determinante no processo de compra e venda de produtos ou serviços. Para a empresa entrar bem no mercado, ela precisa passar, com cada cliente, por três etapas: ser conhecida,inspirar confiança e dar segurança. Estas são as dicas. Portanto, tenha bem claro o posicionamento de sua empresa e aja de forma positiva para conquistar uma posição destacada em seu mercado.

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