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Marketing pessoal para contadores: saiba por que investir no seu

A estratégia de marketing pessoal para contadores fortalece a marca da empresa contábil, ampliando relacionamentos já existentes e trazendo novos clientes

 

Negócios são feitos por pessoas. Portanto, não adianta investir somente na divulgação do seu escritório contábil. É claro que essa estratégia é importante, mas também é fundamental aliá-la ao marketing pessoal para contadores. Esse formato é capaz de construir confiança, além de reforçar a reputação e autoridade do profissional, possibilitando o fortalecimento das relações com os clientes atuais e, ainda, a conquista de novos clientes.

A estratégia de marketing pessoal nada mais é que usar as ferramentas e metodologias do marketing tradicional, mas com foco na promoção pessoal e, principalmente, na construção da reputação do contador através do networking e do relacionamento com outras pessoas. Ou seja, mais do que se vender, é preciso saber como fazer isso sem soar pedante ou inapropriado.

A contabilidade é um tipo de serviço que exige confiança e credibilidade, por isso, apostar no marketing pessoal é um caminho bastante recomendado. Afinal, para assumir o papel de principal consultor do negócio em assuntos contábeis, o profissional contábil precisa ter boa reputação no mercado, além de ser visto como uma autoridade ou referência no assunto, capaz de influenciar outras pessoas na tomada de decisão.

Confiança e credibilidade ajudam, principalmente, na conquista de novos clientes, que sabem que podem contar com um profissional que entende profundamente sobre contabilidade. Ter um bom marketing pessoal influencia, também, nas relações com os clientes atuais, ampliando a possibilidade de indicações, renovações de contratos e até mesmo ampliações de escopo.

Mas como colocar em prática o marketing pessoal para contadores? Separamos algumas dicas para ajudar você nessa missão:

1- Tenha um objetivo

Não adianta investir em ações de marketing pessoal sem antes definir seus objetivos. Para tanto, é importante conhecer a si mesmo e não vender uma imagem que não condiz com a realidade. Com isso em mente, é hora de se fazer algumas perguntas para definição do objetivo, tais como:

  • Aonde você quer chegar?
  • Quer conquistar novos clientes?
  • Quer melhorar o relacionamento com os clientes atuais, até mesmo oferecendo a eles novos serviços?
  • Quer mudar sua postura e se tornar uma referência de mercado em um assunto que você domina?

Dessa forma fica muito mais simples definir quais conteúdos serão abordados e de que forma isso será feito.

 

2- Cuide da sua imagem – pessoal e das suas redes

Ter uma aparência adequada é fundamental para construir reputação, afinal, a imagem do contador reflete a credibilidade e segurança repassada aos clientes e tem grande poder de decisão no outro.

Porém, não adianta só investir na sua imagem sem levar em consideração a das suas redes sociais. Uma pesquisa do CareerBuilder aponta que 70% dos empregadores conferem as redes sociais do candidato antes da contratação. O mesmo vale para os negócios, portanto, mantenha suas páginas atualizadas com conteúdos relevantes, de acordo com seu objetivo e público-alvo. Nesse sentido, a plataforma Contas em Revista pode ser uma poderosa aliada, pois seus conteúdos são produzidos com informações de qualidade e confiança – exatamente a imagem que você quer passar, não é mesmo?

 

3- Aprimore e demonstre suas competências

Já ouviu falar de lifelong learning? A capacidade de seguir aprendendo ao longo de toda a vida vem sendo muito valorizada no mercado. Por isso, aprimorar suas competências e mostrar que faz isso é uma estratégia de marketing pessoal para contadores que pode ser um ótimo caminho para construir confiança no mercado.

Além do aprimoramento, reforce sempre seus pontos positivos e valorize os assuntos que você já domina. Isso ajuda a torná-lo uma referência para aqueles que acompanham você e, ainda, trazer novos seguidores, potenciais clientes para a empresa contábil.

 

4- Construa uma rede de relacionamentos

Nada como ter pessoas falando bem de você no mercado. Portanto, valorize seus contatos e, sempre que for possível, fortaleça-os no mundo online e offline. Quer um bom exemplo de como fazer isso? Quando vir um conteúdo interessante de alguém nas redes sociais, compartilhe com seus seguidores dando o devido crédito, claro, e inclua comentários pessoais seus a respeito do tema.

 

Com essas dicas, o marketing pessoal para contadores deixa de ser um mistério e passa a ser algo que se faz de forma mais natural, mas também estruturada, facilitando, assim, o alcance dos seus objetivos.

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