networking para contadores

5 estratégias de networking para contadores

Construir uma boa rede de relacionamentos exige troca de experiências e compartilhamento de objetivos, assim, o networking para contadores pode fortalecer carreiras e negócios

 

O networking é uma rede de contatos estratégicos para o desenvolvimento de negócios e da vida profissional. Na contabilidade, representa uma ação oportuna para troca de informações e acesso a novas oportunidades. O mundo digital deve ser amplamente utilizado para estreitar relacionamentos e colocar em prática estratégias para potencializar o networking para contadores, mesmo considerando que muitos eventos presenciais estão sendo, aos poucos, retomados.

Quando o assunto é relacionamento, é preciso ter em mente que o fundamental é estabelecer uma comunicação despida de interesses próprios. Ou seja, a cultura que embasa o networking para contadores é a troca de experiências e informações relevantes para o crescimento dos negócios contábeis. Essa forma de contato está dissociada da venda comercial e, portanto, algumas estratégias podem ajudar o contador a expandir sua rede de contatos.

 

Saiba onde estão seus contatos

Participar de eventos e grupos do setor permite ao contador ter o primeiro contato com as pessoas. Por isso, é importante estar por dentro de eventos que marcam o cenário contábil. Com a retomada da economia após as duas fases da pandemia do coronavírus, muitos congressos, seminários e palestras estão sendo retomados presencialmente. Porém, por conta da incerteza do avanço da doença e de toda transformação social causada por ela, os eventos online ainda são a melhor forma de interação.

Também é importante estar presente em grupos e eventos fora da área contábil, mas que estejam voltados ao seu público-alvo. Assim, você poderá conhecer possíveis parceiros e eventuais clientes.

 

Demonstre interesse

Os profissionais de contabilidade passaram por diversas experiências e aprendizados nos últimos anos. Grande parte desse público quer apresentar as estratégias e conhecimentos somados. Assim, é importante demonstrar interesse em conhecer o que todos têm para apresentar e interagir a cada exposição.

O mesmo vale para profissionais de áreas distintas (ou seja, possíveis clientes). Esteja atento ao que eles têm a dizer: é bem provável que essas pessoas acabem falando sobre situações diárias de suas empresas, algumas das quais podem ser resolvidas por meio da contabilidade.

 

Networking não é venda

Focar apenas em discursos de venda durante as conversas irá enfraquecer o networking para contadores. Assim, o ideal é se aproximar dos contatos sem a intenção direta de prospectar novos clientes ou comercializar produtos e serviços. Porém, é claro, não deixe de aproveitar a oportunidade de venda caso algum membro da sua rede de networking demonstre interesse.

 

O fundamental é a troca

E, por isso, ela também precisa ser feita de maneira estratégica. Apresente para seus contatos informações e dados úteis do setor. Entregue conteúdos de relevância, como notícias, estudos, estatísticas e até mesmo artigos produzidos pela empresa contábil. Para isso, a dica aqui é usar o conteúdo produzido pela plataforma Contas em Revista. Afinal, é fundamental que o conteúdo compartilhado tenha relevância e fidedignidade.

 

Tenha uma comunicação ativa

Seja no universo online ou em eventos presenciais, a comunicação ativa no networking para contadores pode ser feita com atitudes como, por exemplo:

  • Perguntar sobre como os desafios foram superados;
  • Apresentar considerações positivas e cenários futuros;
  • Fazer uma análise sobre pontos de crescimento do mercado;
  • Compartilhar experiências e informações relevantes.

Uma consideração importante sobre os encontros de negócios no formato presencial: mantenha todos os hábitos de higiene e distanciamento, bem como os demais protocolos recomendados pelos órgãos de saúde. Como o respeito é essencial para qualquer tipo de relacionamento, manter práticas voltadas para evitar a contaminação é extremamente relevante no networking para contadores.

Com o networking bem aplicado, a contabilidade e o gestor conquistam relacionamentos estratégicos, acesso a novas informações, possibilidade de parcerias e uma rede de contatos voltada para o crescimento conjunto do setor.

5 estratégias de networking para contadores 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp