IRPF 2021

IRPF 2021: ajude seus clientes a organizarem a documentação

Apesar do tempo reduzido, os contadores podem se valer do momento do IRPF 2021 para estreitar laços com os clientes

 

O período de declaração do IRPF 2021 (Imposto de Renda da Pessoa Física) é um desafio entre os contadores e o relógio. Mas é também uma oportunidade de o escritório fortalecer seu papel consultivo para os contribuintes. Da seleção até a entrega de documentos, são muitas as dúvidas dos clientes que podem, inclusive, dificultar o trabalho do contador. E a comunicação embasada por discurso professoral e dinâmico é uma das ferramentas que podem ajudar o contador.

O professor João Henrique Durão Leite, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estácio Interlagos, esclarece que a orientação pode acontecer meses antes do período do IRPF 2021. E a melhor forma é usar as finanças como principal argumento na comunicação com o cliente. “Em alguns casos, um pagamento ao dentista, por exemplo, pode aumentar a restituição do contribuinte se ele estiver fazendo a declaração completa.

Do mesmo modo, se o contribuinte se esquecer de declarar algum rendimento tributável pode ter certeza de que a Receita Federal não esquece e a declaração fica com pendência. Daí a importância de reunir toda a documentação com calma. A dica é ir reunindo tudo em uma pasta ao longo do ano para não ter problema de perder algum documento importante na hora de declarar”.

 

Segurança

 Para o cliente, o IRPF 2021 representa a segurança da vida contábil para o ano. Por isso, ele deve ter no contador a principal pessoa que vai fornecer essa garantia. E para que o contador use esse ambiente para melhorar o relacionamento, é importante criar rotinas internas.

“O contador pode adotar medidas preventivas com seus clientes orientando previamente sobre suas finanças. Ainda que cada cliente tenha seu próprio perfil, o contador deve criar uma rotina de alertar os clientes na hora de investir ou pagar qualquer despesa. É sempre importante lembrar que o fisco acompanha a evolução patrimonial dos contribuintes. E quanto antes esse cliente envia as informações, maiores as chances de evitar surpresas e até antecipar a restituição, pois quem envia primeiro entra primeiro na fila de restituição”, reforçou o professor Leite.

 

Percepção

Mesmo que o IRPF 2021 seja uma obrigação para os contribuintes por pessoa física (PF), as estratégias de comunicação também refletem na relação com as empresas (PJ). Ao ajudar o cliente PF, as organizações notam a preocupação do gestor contábil com todos os perfis de clientes. A estratégia também reflete em novas oportunidades. Afinal, uma boa assessoria pode render indicações para novos clientes. Dentro da cadeia de envolvimento, cada cliente compartilha sua percepção e experiência na jornada de relacionamento com a contabilidade.

O contador, contudo, pode não perceber a evolução da imagem junto ao mercado. Novamente, o período de declaração do IRPF 2021 torna-se estratégico e providencial para buscar uma relação próxima com as pessoas. De acordo com o docente da Universidade Estácio Interlagos, “pode existir um ‘gap’ entre a expectativa da pessoa quando da contratação dos serviços e a percepção do gestor de contabilidade no que diz respeito à satisfação do cliente”. E isso impele os contadores a se valerem das oportunidades como o IRPF 2021 para buscar uma relação harmoniosa e de mútua confiança evitando conflitos desnecessários.

 

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