IRPF 2020: como educar o cliente a agilizar a declaração 2

IRPF 2020: como educar o cliente a agilizar a declaração

Como principal assessor do cliente, o escritório contábil pode mostrar aos contribuintes formas de facilitar a entrega de documentos para o IRPF 2020

 

Para muitos escritórios contábeis, o período de declaração do imposto de renda (IRPF 2020) costuma ser um dos mais atarefados. Além disso, por vezes o processo se torna ainda mais desafiador quando os clientes atrasam a entrega de documentos ou se esquecem de enviar as informações necessárias. Assim, como principal assessor dos contribuintes, o escritório contábil pode fornecer dicas para os clientes otimizarem esse trabalho. Além disso, é importante esclarecer os possíveis problemas que os empresários podem enfrentar junto ao fisco caso a declaração não conte com todas as informações obrigatórias.

Educar o cliente é um desafio constante na gestão contábil. E o período da declaração do IRPF 2020 se torna providencial para apresentar as melhores estratégias de organização para os contribuintes – já que o impacto é sentido no bolso. Um exemplo proativo que pode ser adotado pelo escritório contábil é em enviar aos clientes um e-mail marketing contendo uma lista completa com todos os documentos necessários para o IRPF 2020.Assim, o empresário pode se antecipar e sentir segurança na entrega da documentação.

Assinantes de Contas em Revista receberam o Boletim Eletrônico, com um artigo que relaciona de forma mais abrangente todos os documentos e com a marca da empresa no topo, para que encaminhem aos seus clientes. Porém, para quem ainda não contrata a plataforma, a lista abaixo pode ser utilizada como um modelo básico:

  • Documentos pessoais como CPF e RG;
  • Atualização de endereço;
  • Número de cadastro no INSS;
  • Número do recibo da declaração do ano anterior;
  • Todos os dados bancários para restituição, quando houver;
  • Documentos contendo os informes de rendimentos.

A relação e as dicas também podem ser compartilhadas nas redes sociais do escritório contábil. Uma forma de engajar o cliente por meio desses canais é soltar pílulas semanais sobre o IRPF 2020, com dicas, tira-dúvidas, entre outros. Conteúdos de blogs, newsletters e outros meios de comunicação utilizados como estratégia de marketing contábil também devem se voltar para o tema, fornecendo informações de confiança para o público-alvo.

Facilidades

Outra estratégia eficiente para facilitar o IRPF 2020 é conceder descontos e facilidades de pagamento para os clientes mais comprometidos com as entregas. Ou seja, com base no ano anterior, o contador pode selecionar as pessoas físicas que entregaram em dia a documentação completa. E, dessa forma, oferecer descontos ou parcelamentos para o pagamento do trabalho. Também é possível relacionar o desconto ao prazo de entrega: quanto mais cedo os documentos forem entregues (desde que corretamente), maior o desconto oferecido. Essas estratégias servem para aumentar o engajamento do cliente junto ao processo de declaração e a fidelidade ao escritório.

Outra estratégia eficiente para otimizar o processo de declaração do IRPF 2020 é abrir mão de atender clientes que demandaram maior atenção do escritório no ano anterior. Porém, essa decisão deve ser ponderada pelo gestor contábil. Uma vez que todas as técnicas de engajamento e educação não surtiram efeito, eliminar clientes problemáticos pode trazer eficiência e agilidade para o escritório durante esse período.

Atrair clientes

Mesmo que sejam meses turbulentos para o escritório de contabilidade, o IRPF 2020 pode ser utilizado para atrair mais clientes. Ou seja, ao apresentar todos os detalhes e riscos que o contribuinte corre caso a entrega de documentação atrase, o gestor contábil fornece segurança para o cliente.Dessa maneira, é possível implantar campanhas de atração de novos clientes. Por exemplo, ofertar descontos ou outros serviços de menor complexidade com baixo custo para os contribuintes mais engajados e que indiquem o escritório para outras pessoas.

Aproveitar o momento de declaração do IRPF 2020 para melhorar os processos da gestão contábil e educar os clientes é um diferencial competitivo. De tal modo que, enquanto diversos escritórios estão concentrados em atender às demandas e garantir a pontualidade das entregas, o gestor contábil pode aplicar estratégias para aumentar o engajamento e a carteira de clientes.

Assim, após um período de trabalho intenso e desafios, o negócio contábil se torna mais sustentável e rentável.

IRPF 2020: como educar o cliente a agilizar a declaração 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp