empreendedor por necessidade

Como fidelizar o empreendedor por necessidade

O empreendedor por necessidade deve ser orientado quanto às suas responsabilidades fiscais e sobre o papel da contabilidade para o negócio

 

Começar o próprio negócio tornou-se impositivo para diversos brasileiros após a crise provocada pela pandemia da Covid-19. O País já vive uma nova onda de empreendedorismo por necessidade, como é conhecido o movimento de abertura de empresas em decorrência da baixa oferta de empregos. Para se ter uma ideia do crescimento de novos negócios, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 apontou que o mercado vive um cenário semelhante ao de 19 anos atrás: a taxa de empreendedores por necessidades saltou dos 20,3% em 2019 para mais de 53% em 2020.

O empreendedor por necessidade muitas vezes chega ao escritório de contabilidade sem conhecer o papel que cada um assume nessa parceria. Ou melhor, sem orientação, o novo empresário acaba por sobrecarregar a contabilidade com demandas que poderiam ser sanadas com informação e educação. Apesar do desconhecimento do mundo contábil, no entanto, essas pessoas têm no ambiente digital o principal acesso às informações.

Por isso, é fundamental que o gestor contábil invista na divulgação de seus serviços e, também, na característica consultiva do escritório. Ao assumir o empreendedor por necessidade como cliente, o contador deve estar mais próximo, esclarecer todas as principais dúvidas e fortalecer o compromisso com as datas e obrigações fiscais. Um outro aspecto importante: o novo empreendedor muito provavelmente desconhece as estratégias mais básicas de gestão empresarial, como:

  • Diferença entre faturamento e lucro;
  • Separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa (erro muito comum entre MEIs);
  • Pagamento de taxas e tributos junto ao fisco;
  • Parceria com fornecedores;
  • Obrigações legais com colaboradores.

Assim, é imprescindível que o contador oriente os clientes com esse perfil sobre a importância de separar finanças pessoais da empresarial, sobre como definir um pró-labore que atenda às suas necessidades e, ao mesmo tempo, não comprometa o caixa da empresa, etc.

No momento de educar o empreendedor por necessidade, também devem ser esclarecidas quais são as suas  responsabilidades enquanto contador e, principalmente, as obrigações mensais do empresário com o escritório:

  • Envio de documentos antes do prazo-limite;
  • Checagem minuciosa da papelada;
  • Compartilhamento de informações tributárias;
  • Criação de assinaturas eletrônicas.

 

Marketing contábil

As estratégias de marketing contábil são as melhores ferramentas para fidelizar o empreendedor por necessidade. Muitas pessoas buscam na internet informações sobre como operar o próprio negócio, e a grande quantidade e variedade de conteúdos pode fazer com que o empreendedor sinta-se ainda mais confuso e perdido. Por isso, é fundamental que o contador ofereça informações esclarecedoras e de fácil acesso. Isso também implica promover o engajamento nas redes sociais.

Os serviços prestados pela assessoria contábil é outro importante aspecto que o contador deve apresentar de maneira clara para os novos clientes. Cada premissa do contrato precisa ser detalhada junto ao empreendedor por necessidade para evitar eventuais conflitos ou demandas que comprometem a rotina do escritório.

Ao orientar e educar o empreendedor por necessidade, o contador pode transformá-lo num cliente fiel do escritório, além de diminuir o risco que empresários com esse perfil possuem de fechar as portas. Mas mais do que isso, essa pessoa pode ajudar a divulgar a contabilidade como principal assessor dos negócios à outros conhecidos que estão na mesma situação.

Como fidelizar o empreendedor por necessidade 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp