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Coronavírus: 5 dicas para a empresa contábil ajudar os clientes a não quebrarem

Empreendimentos de diversos setores já sentem queda no faturamento, portanto, é hora de a empresa contábil ajudar os clientes a se manterem durante a crise e, também, a pensarem no futuro

 

A pandemia do coronavírus impôs desafios complexos para empresas de todos os setores da economia. E um dos principais está relacionado às finanças: desde o início do isolamento social, 89% das micro e pequenas empresas brasileiras registraram queda no faturamento. Mais que isso: 36% dos empresários declararam a possibilidade de fechar o negócio permanentemente em um mês. Os dados são de pesquisa realizada em março pelo Sebrae e mostram que é o momento de a empresa contábil ajudar os clientes a enfrentar a queda nos lucros, com foco especial nas estratégias que podem trazer redução de gastos.

Como principal assessor dos negócios, é fundamental que o escritório de contabilidade fortaleça a parceria e ajude os empresários a sair do sufoco financeiro. Veja abaixo cinco dicas que podem ser colocadas em prática neste momento:

 

1- Oriente sobre mudanças nos impostos

Não é necessário lembrar que os impostos nunca param de chegar. Mas, assim que a pandemia começou a ganhar força pelo País, os governos estaduais e federal lançaram medidas para reduzir os impactos, em especial para pequenas e médias empresas. Dessa forma, os contribuintes optantes do Simples Nacional podem postergar o pagamento das guias com vencimento em abril, maio e junho para o trimestre de outubro, novembro e dezembro.

Nesse sentido, a empresa contábil pode ajudar os clientes apresentando essa medida e, mais que isso, prevendo o cenário pós-pandemia. Ou seja, é preciso lembrar o empresário que no último trimestre essas despesas vão se acumular, sendo fundamental preparar o orçamento para quitá-las.

 

2- Indique férias aos colaboradores

Uma forma de a empresa contábil ajudar os clientes que não podem recorrer ao home office, tanto pela natureza da atividade quanto por não estarem preparados para tal, é indicar uma revisão no quadro pessoal para adiantamento de férias, ou, ainda, para recorrer a férias coletivas. Lembre o empresário que a Medida Provisória (MP) 927 diminuiu o prazo de aviso, que antes era de 15 dias de antecedência para férias coletivas e de 30 dias para férias individuais, para apenas 48 horas.

Outro ponto de auxílio é recorrer à Medida Provisória 936/20, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Essa ação permite redução da jornada de trabalho e dos salários em 25%, 50% ou 70% por até 90 dias. Além disso, para empresas que estão praticamente paradas, o governo federal permite a suspensão do contrato de trabalho por até dois meses.

 

3 – Apresente opções de apoio financeiro

 Para minimizar os impactos da redução orçamentária, o contador pode listar instituições bancárias que estão oferecendo crédito especial no período. A Caixa Econômica, por exemplo, anunciou em março o direcionamento de R$ 75 bilhões como forma de estimular a economia.

Além de apresentar essa estratégia, o contador pode auxiliar na compilação e checagem dos documentos necessários para conseguir o crédito. Outra forma de a empresa contábil ajudar os clientes é estando próxima ao levantamento de despesas e recursos. Com isso, tanto o empresário como o contador podem planejar a gestão das receitas quando a quarentena for encerrada.

 

4 – Planeje o futuro

Crises tendem a consumir toda a energia do empresariado. Mas é fundamental pensar, também, no futuro e em como será conduzida a retomada dos negócios no pós-pandemia. Nesse sentido, o escritório contábil deve ajudar o cliente a manter essa visão de futuro, apoiando o planejamento estratégico da empresa para quando a situação de crise passar. Para tanto, esteja próximo, ajude a traçar um calendário de obrigações fiscais ao longo do ano e apoie a revisão do fluxo de caixa para garantir que todas elas serão cumpridas.

 

5 – Informação

Outro fator negativo da pandemia e que atinge não apenas a sociedade, mas também todas as indústrias do mercado são as notícias falsas (fake news). Com o papel de assessor dos clientes, o contador pode contribuir para a saúde e segurança dos negócios enviando informações embasadas em órgãos oficiais e veículos de comunicação confiáveis. Por exemplo, assinantes de Contas em Revista recebem por e-mail notícias relevantes sobre o momento em que estamos passando, com a personalização da empresa no cabeçalho, para que possam encaminhar aos seus clientes. A estratégia é enviar conteúdos que são atualizados frequentemente, como forma de orientá-los e mantê-los bem informados.

 

É fato que a situação é crítica, porém, a união entre clientes e contadores é a melhor forma de fazer com que todos saiam fortalecidos. De um lado, os negócios terão os impactos do isolamento reduzidos. Do outro, as empresas de contabilidade reforçam os laços e o posicionamento estratégico, além de garantir a continuidade dos contratos.

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