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Branding para contabilidade: entenda a importância para o seu escritório

Utilizar a estratégia de branding para contabilidade pode fortalecer o posicionamento e a reputação do escritório

 

O que a sua empresa faz, quais são seus valores e diferenciais e como ela quer ser vista no mercado são algumas das características de uma boa estratégia de branding. No caso do branding para contabilidade – um setor que, tradicionalmente, apresenta concorrência acirrada – é preciso ir além da simples criação do logotipo e elaboração do site, construindo a reputação fundamental para fidelizar e ampliar a carteira de clientes.

A definição de branding pode ser resumida na gestão das estratégias de marca de uma empresa, tendo como foco tornar essa marca bem vista e desejada para seus clientes e para o público em geral. Branding, ou brand management (gerenciamento de marca, em tradução livre), envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento de uma empresa. Na contabilidade, seus clientes querem saber de imediato como o contador pode contribuir para a segurança do empreendimento e auxiliá-los no cumprimento de normas e legislação fiscais, por exemplo. Essa definição de posicionamento é o primeiro passo para nortear a construção da marca.

 

A marca

Quando se fala sobre marcas, é comum a associação direta com o logotipo do escritório contábil. Ela não está incorreta, mas trata-se de uma definição superficial. Uma marca deve ser construída pensando na experiência do cliente ao ser assessorado pela contabilidade. Já o branding é o conjunto de estratégias e ações voltadas para a construção da percepção do cliente em relação ao escritório de contabilidade.

Entendida a diferença, saiba que a marca é parte fundamental do branding. E como identidade e confiança são algumas habilidades que o mercado procura em um escritório contábil, o branding para contabilidade deve reforçar essas características por meio do design do logo, escolha de cores e padrão de aplicação da marca dentro do site e documentos digitais. Foi-se a época em que se escolhia a cor da marca porque era “bonitinha”. Cada cor, desenho ou formato transmite uma mensagem – e é crucial conhecê-la para alcançar a mensagem correta que o seu escritório quer passar.

Além disso, o logo deve ser forte o suficiente para que as pessoas se lembrem dele e façam a associação direta com o trabalho prestado pelo escritório.

 

O marketing contábil

Na contabilidade, o branding deve ser apoiado por outras estratégias de marketing e divulgação, a fim de fortalecer a marca e construir a reputação necessária para destacar sua empresa no mercado. Nesse sentido, o mundo digital é composto por diversos players que estão consolidados ou em fase de construção da reputação. E a melhor forma de divulgar a empresa contábil é estar presente nesse meio. Site, e-mails, mídias sociais e outros tipos de comunicação com o cliente e o público em geral devem sempre transmitir a marca, missão e valores em seus conteúdos – o que exige estratégia assertiva por parte do escritório contábil.

 

Marketing pessoal

Outra forma de reforçar o branding para contabilidade é a atividade nas mídias sociais do presidente e de porta-vozes do escritório. Por exemplo, no perfil do Linkedin, esses executivos devem compartilhar os conteúdos produzidos para o site corporativo, sempre com uma mensagem pessoal para acompanhar, além de se relacionar com clientes e seguidores – tudo feito de forma profissional e estratégica.

Para tanto, devem ser levados em consideração os seguintes pilares:

 

  • Objetivo: como tudo no mercado, é preciso ter foco e objetividade na forma como você quer ser visto pelos clientes e concorrência.
  • Networking: amplie sua rede de relacionamento, conecte-se e faça com que as pessoas saibam quem você é e sua relação direta com o escritório contábil.
  • Persistência: construir reputação e marca pessoal leva tempo e os resultados não acontecem do dia para a noite. Por isso, paciência e persistência são fundamentais não somente para o marketing pessoal, como também para o branding para contabilidade.

Para que o branding retorne em confiabilidade e reputação, são necessárias estratégias claras e bem aplicadas. O gestor de contabilidade tem de reconhecer o potencial do branding e apostar tempo e investir em profissionais especializados na construção da marca.

 

Quando mal executado, porém, os prejuízos são claros: não é somente a perda de clientes que será sentida na gestão do escritório, mas também o nome do contador que estará em jogo.

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