fidelizar cliente contabil

5 dicas para fidelizar o cliente contábil

Personalização do atendimento e serviços, além de boas práticas de marketing e aproximação, são estratégias para fidelizar o cliente contábil

 

O cenário é desafiador para todos os setores do mercado. As empresas estão passando por mudanças que acontecem de forma cada vez mais acelerada. O perfil de consumo e a necessidade por novos serviços e produtos expõem a necessidade de suporte constante aos empreendimentos. Por isso, fidelizar o cliente contábil deixou de ser apenas um diferencial competitivo – é uma questão de sustentabilidade e maturidade da gestão do escritório.

Conheça algumas dicas para que o escritório possa fidelizar e ter uma operação mais próxima dos clientes:

 

  1. Personalização

Uma pesquisa elaborada pela Open Text mostrou que 73% dos consumidores brasileiros depositam maior confiança em marcas que investem no atendimento personalizado. Portanto, essa é uma das estratégias de que o contador deve se valer para fidelizar o cliente contábil: personalizar produtos e serviços.

A personalização acontece quando o escritório contábil oferece um atendimento único e exclusivo para cada cliente, quando entende profundamente as necessidades do empreendimento e fornece soluções especializadas para resolver essas questões.

O contador deve trabalhar personalização dentro da cultura organizacional e compartilhá-la com as equipes. Os clientes devem ser tratados com empatia e respeito.

 

  1. Tempo é… investimento!

Para o contador, o tempo sempre foi um dos ativos mais custosos. Porém, é preciso compreender que dedicar tempo de qualidade à relação é uma das ferramentas mais potentes para fidelizar o cliente contábil.

É importante que o gestor contábil (e não apenas os funcionários que lidam diretamente com os serviços oferecidos) esteja presente e marque conversas pontuais para garantir que as necessidades do empresário estejam sendo atendidas, receber feedbacks e oferecer eventuais novas soluções.

É fundamental compreender que a empatia e familiaridade são fatores determinantes para que o cliente veja a empresa contábil como um parceiro indispensável.

 

  1. Comunicação clara

A relação entre o contador e o cliente será pouco efetiva se ambos não falarem a mesma língua. Conhecer o cliente contábil permite definir as estratégias mais personalizadas para comunicação e acesso aos serviços do escritório.

Por isso, é importante que a comunicação do escritório seja transparente e direta, mas garanta a compreensão do cliente – ou seja, não utilize apenas os termos técnicos da área. Os materiais de Contas em Revista servem de apoio para essa missão, já que todos os artigos são escritos em linguagem mais simples e de fácil compreensão.

Também é preciso potencializar as plataformas de comunicação e mídias sociais do escritório para fornecer a melhor experiência digital. É por meio do universo online que o cliente tem o primeiro contato com a empresa contábil e será ali o primeiro lugar pelo qual irá acioná-la.

 

  1. Perfil consultivo

O escritório tem que estar próximo, ter boa comunicação e oferecer atendimento personalizado. O que não pode ficar de lado é a essência do negócio contábil: a contabilidade como principal suporte dos negócios. O contador é o assessor e consultor estratégico para qualquer empreendimento. E essa característica tem de ficar clara em todas as etapas da estratégia de fidelização do cliente contábil.

O gestor contábil pode reforçar seu perfil consultivo nas reuniões que sugerimos acima, por exemplo. Realizar esses encontros, mesmo que para um rápido café, pode ser uma grande oportunidade para mostrar toda a sua expertise no assunto e até mesmo no mercado de atuação ou na empresa do cliente.

 

  1. Saiba jogar com os dados

O mundo dos dados pode potencializar todas as ações de fidelização dos clientes. Porém, as informações dos clientes devem ser mantidas sempre sob a máxima proteção – e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Mas ter um banco de dados com algumas informações específicas de cada cliente pode mostrar ao contador como oferecer a melhor experiência e personalização do atendimento, por exemplo:

  • Antecipar problemas;
  • Criar um calendário de obrigações fiscais;
  • Mapear as rotinas da relação entre cliente e escritório;
  • Melhorar o fluxo de entregas documentais;
  • Facilitar a rotina das empresas clientes.

 

Fidelizar o cliente contábil é a maneira mais prática de garantir a sustentabilidade do escritório e, principalmente, melhorar o posicionamento no mercado. Clientes satisfeitos são mais propensos ao engajamento com as obrigações fiscais e também colaboram com a divulgação positiva do escritório junto ao público. E com o cenário mercadológico ainda mostrando sinais de incerteza, é importante que o contador tenha uma carteira de clientes fiéis e confiáveis.

 

5 dicas para fidelizar o cliente contábil 1

2 comentários em “5 dicas para fidelizar o cliente contábil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp