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5 dicas para otimizar o Instagram para contadores

Postagens que unem conteúdo e visual atraente trazem melhores resultados. Porém, no uso do Instagram para contadores, é preciso levar em conta algumas recomendações para evitar exageros

 

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas no mundo. Somente no Brasil, são quase 70 milhões de usuários. Por isso, a plataforma é de extrema importância para as estratégias de marketing contábil. Um perfil do Instagram para contadores, contudo, demanda uma atenção que vai além das métricas e quantidade de postagens. Do design ao conteúdo, o post é um elemento de posicionamento e reforço da marca do escritório contábil.

Conheça abaixo 5 dicas que vão impulsionar o perfil do Instagram para contadores:

 

1- Crie sua identidade

Como principal assessor das empresas, o contador possui informações relevantes que podem despertar a atenção de clientes e empreendedores que estão em busca de conteúdo confiável. Para transmitir as mensagens pelo Instagram, no entanto, é necessário criar uma identidade visual antes de postá-las na plataforma. Afinal, a rede social é voltada para o apelo gráfico, ou seja, a atenção do usuário está atrelada a imagens que transmitem de forma rápida e fácil a informação. O Instagram para contadores, portanto, deve conter posts com templates que usam cores e design que remetem à marca do escritório.

A ideia é simples: quando o usuário percorrer o feed e se deparar com uma postagem com conteúdo contábil, deve reconhecer de imediato qual é o escritório responsável por ela. Contudo, tenha parcimônia ao criar os designs. Evite exceder nas cores e curvas para não criar poluição visual ou mesmo fazer com que o design se sobreponha à informação a ser compartilhada. Lembre-se que, no design, menos é mais.

 

2- Use ferramentas para facilitar seu trabalho

Está difícil criar um template bacana para o seu escritório contábil? O Canva é uma ferramenta gratuita e online que promete ajudar você com esse problema. De forma simples e prática, o contador pode criar um modelo padrão (sempre com as características da marca) para as postagens, o que reforça a identidade visual junto a seus seguidores e clientes. Para entender como usar todos os recursos do Canva e criar modelos inspiradores e que prendem a atenção, o perfil @canvasempreguica fornece muitas dicas e pequenos tutoriais.

 

3- Invista em conteúdo

A contabilidade está inserida em um ambiente com informações de complexidades múltiplas e, por isso, é fundamental que as redes sociais sejam integradas para alcançar os resultados esperados com a estratégia de marketing contábil. Às vezes, será desafiador postar uma informação no Instagram para contadores usando poucas palavras. Mas, lembre-se, essa é uma plataforma visual. Assim, procure ser o mais direto possível na composição do texto que vai na imagem. Uma quantidade muito grande de texto tende a ser ignorada pelos usuários, então, invista em poucas, mas sábias palavras e, se precisar, complemente o conteúdo na legenda do post.

 

4- Use o carrossel

 Outro recurso que pode ser adotado no Instagram para contadores quando a mensagem precisar de mais palavras é o carrossel para postagens. Trata-se da inserção de mais de uma imagem no mesmo post. Assim, cada imagem pode conter um conteúdo complementar. O usuário, ao acessar o post, tem a possibilidade de rolar a tela para a lateral para visualizar as demais imagens – por isso a comparação com um carrossel. Trata-se de uma funcionalidade com bom engajamento para postagens no feed do Instagram para contadores.

 

5- Trabalhe com uma linktree

O Instagram não possui a funcionalidade que permite a inserção de links ativos nas legendas dos posts. Há, porém, uma alternativa: no perfil do Instagram para contadores, quando um post mencionar outra rede social ou mesmo o blog corporativo do escritório, basta acrescentar o link na bio da plataforma.

Para tanto, é preciso informar o usuário sobre essa ação. Por exemplo, se a postagem remete a um artigo no blog ou LinkedIn, basta escrever uma legenda explicando de forma simples o conteúdo e direcionar o usuário a acessar a bio do Instagram: para mais informações, acesse o link na bio, ou apenas ‘link na bio’. Você pode, também, usar o Linkt.ree (https://linktr.ee/), ferramenta gratuita que permite, em um só hiperlink, inserir diversos links para diferentes plataformas – o site do escritório contábil, um artigo no Pulse do LinkedIn, uma postagem específica no Facebook ou, ainda, uma notícia relevante para o público-alvo do contador.

 

Reputação

Além dessas dicas, tenha sempre em mente que o mais importante na estratégia do Instagram para contadores é transparecer reputação e confiabilidade no mundo online. E para isso, é preciso atender às características da plataforma e criar postagens que promovam o relacionamento entre os usuários e o escritório. E não custa nada lembrar: se o objetivo é usar a plataforma como uma extensão da comunicação do escritório, fotos pessoais ficam de fora.

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