Fazer o site contábil aparecer nos primeiros lugares da busca do Google amplia as chances de conquistar mais clientes
SEO (de Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) é a sigla mágica para seu escritório contábil ser visto na internet. Representa o conjunto de técnicas de otimização para sites e blogs que tem como objetivo alcançar bons rankings orgânicos e aparecer na primeira página do Google sem necessidade de pagar por isso. O SEO é importante porque, segundo pesquisas de agências internacionais de marketing, 90% das pessoas só clicam nos sites que figuram na primeira página do buscador.
Confira as 3 estratégias fundamentais para otimizar o SEO do seu site contábil:
● Usabilidade mobile friend e URLs amigáveis: com o uso cada vez mais massivo de celulares, sites que não são adaptados para acesso pelo smartphone ficam de fora das primeiras páginas do Google. Além disso, o buscador também avalia as suas URLs. Quanto menos elementos elas tiverem, melhor. Foque na palavra-chave que você quer usar para ser encontrado.
● Conteúdo: é essencial oferecer conteúdo, em múltiplos formatos, para rankear bem no Google. E os algoritmos do buscador identificam materiais de baixa qualidade, portanto, é preciso ser relevante. Algumas dicas: no caso de textos, uma pesquisa feita pela consultoria norte-americana Search IQ aponta que o tamanho ideal é de cerca de 2.500 palavras. Para imagens, é importante usar a palavra-chave no nome do arquivo, separada por hífens, já que o Google não identifica os espaços. O engajamento e menções nas mídias sociais também ajudam, portanto, invista em vídeos e estratégias para essas páginas.
● Palavras-chave: a repetição é o caminho, mas não necessariamente da mesma palavra, e sim das diversas formas que seu público alvo pode fazer uma busca. Um exemplo é a palavra-chave “Declaração de Imposto de Renda”. Ela pode aparecer também como “IR”, “Leão”, “tributo sobre a renda”, entre outras. É importante usar a palavra-chave no título do conteúdo e também no primeiro parágrafo do texto.
No próximo conteúdo da série vamos te dar mais dicas sobre a produção de vídeos, um dos fatores que também influenciam no SEO e na sua estratégia de Marketing Digital. Não perca!