proposta de valor da empresa contabil

Como construir a proposta de valor da empresa contábil

A proposta de valor da empresa contábil é o maior benefício entregue aos clientes e, portanto, torna-se também uma ferramenta crucial para ampliar a competitividade

 

A proposta de valor é o que diferencia o escritório contábil de seus concorrentes. Mais do que isso, ela representa o tipo de entrega e os principais destaques de seus serviços. Por isso, a proposta de valor da empresa contábil deve ser bem definida e estar clara tanto para clientes e prospects quanto para os colaboradores. Afinal, os profissionais que estão do lado de dentro do balcão precisam saber como o escritório quer se destacar pela forma de relacionamento e experiência com seus clientes, pois eles são os responsáveis diretos pela manifestação dessa qualidade.

Todo negócio precisa de uma proposta de valor. E o escritório contábil, como principal assessor dos empreendimentos, pode usar de seu próprio exemplo para auxiliar os clientes no desenvolvimento de suas empresas. Por isso, vamos explicar melhor o que é a proposta de valor, seus principais elementos e uma das ferramentas mais utilizadas para a elaboração desse pilar agregador.

 

Objetividade

Um dos grandes benefícios da proposta de valor da empresa contábil é direcionar a construção do planejamento estratégico. Ou seja, partindo do valor agregado que o escritório quer entregar, o gestor contábil orienta as ações diárias, coordena suas equipes e aprimora a comunicação com seus clientes. Logo, a proposta de valor deve estar clara para todos os envolvidos. Para tanto, é fundamental que ela seja:

  • Clara: a proposta de valor da empresa contábil deve alinhar um serviço com as necessidades e as dores dos clientes. Por isso, para construí-la, o contador precisa conhecer o perfil de cliente que deseja converter.
  • Comunicação: a proposta de valor não pode ficar restrita a um documento interno do escritório. Nada de guardá-la na gaveta! Ela deve ser comunicada pelos diversos meios de relacionamento da contabilidade: site, redes sociais e, principalmente, em conversas entre gestor e empreendedor na hora de fechar um negócio.
  • Direcionamento: a proposta de valor deve dialogar com o cliente de maneira a direcioná-lo para a decisão de fechar o negócio pelo diferencial do serviço contábil que o escritório oferece.

 

Canvas da Proposta de Valor

O valor, nesse caso, representa a forma como a contabilidade entende o empreendedor, explicita de maneira clara e transparente suas dores e apresenta como diferencial uma solução. E uma das ferramentas mais utilizadas para construir a proposta de valor da empresa contábil é o Canvas da Proposta de Valor.

Essa metodologia é inspirada no business model canvas (ou quadro de modelo de negócios). Por isso, se você está familiarizado com o canvas para a elaboração do planejamento estratégico, por exemplo, a montagem de uma proposta de valor segue a mesma dinâmica. Aliás, o canvas da proposta de valor se utiliza de um framework para facilitar a visualização das informações. Conheça:

marketing contabil

> Proposta de Valor

Representa o que a empresa contábil pode entregar aos seus clientes. É subdividida em:

  • Produtos e serviços: o que o escritório oferece aos seus clientes e quais os seus diferenciais;
  • Criadores de ganhos: quais os benefícios que os clientes terão ao contratar seu negócio;
  • Alívios das dores: quais as dores do cliente que serão resolvidas pelos serviços da empresa contábil.

 

> Perfil do Cliente

Aqui entram as informações sobre quem é o cliente ideal do escritório:

  • Tarefas do cliente: o que seu cliente faz, qual fatia do mercado ele ocupa e setor em que atua, por exemplo;
  • Dores do cliente: riscos e desafios do negócio do cliente;
  • Ganhos do cliente: definição do que o cliente necessita, os resultados e benefícios que ele precisa ganhar com a contratação do seu serviço.

 

Elaborar a proposta de valor da empresa contábil amplia a maturidade de gestão da contabilidade. Até porque, para construir esse documento é fundamental olhar para o mercado, entender os concorrentes e conhecer o perfil de cliente que se quer atrair, ou seja, é preciso ter uma visão 360 graus do negócio. A partir da construção, todas as ações do escritório devem girar em torno da proposta de valor, de modo a garantir que o prometido ao cliente será entregue com a excelência que ele quer e necessita para manter seu negócio saudável.

 

marketing para contabilidade

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