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Os 8 Ps do marketing contábil

Os 8 Ps do marketing contábil fazem parte de uma estratégia de comunicação totalmente focada na venda e na entrega de serviços. Confira as dicas.

 

O que a empresa vende?
Quando se fala em marketing, geralmente se pensa em propaganda com intuito de vender algo. No escritório de contabilidade é um pouco diferente: o colaborador da empresa promove seus serviços, mas também a si mesmo. Ou seja, seu talento, suas capacidades e habilidades. Os bens de consumo vendidos, nesse caso, são as suas experiências, as soluções que ele apresenta para o cliente.

O marketing de serviço
O mix de serviços oferecidos por um escritório de contabilidade é chamado de 8 Ps do marketing contábil, uma adaptação dos 4Ps.

O que são os 8Ps?
O marketing de serviço se baseia em oito fatores:
• Produto: o que o contador vende ao cliente, isto é, o atendimento às suas necessidades;
• Preço: todos os gastos incluídos na prestação de serviço, como o tempo e a complexidade do projeto;
• Praça: O momento e lugar. Significa o formato de entrega dos serviços, os prazos estipulados para a prestação e os meios empregados;
• Promoção: Nesse caso, não está relacionada a um desconto oferecido. Aqui, promoção significa uma estratégia para promover sua empresa, serviços ou os diferenciais da concorrência, para conquistar um novo cliente;
• Processo: abrange o trabalho como um todo;
• Palpabilidade: no caso do escritório contábil, está relacionada à interação da sua empresa com o cliente;
• Pessoas: todos os colaboradores envolvidos no projeto, já que eles são a força do serviço;
• Produtividade: a palavra-chave, já que se tenta fazer mais, ou com mais qualidade, por menos (seja menos tempo ou menos investimento).

Maneiras devem ser repensadas
Levando em consideração os 8 Ps do marketing contábil, as maneiras de atuação no mercado devem ser constantemente repensadas, para que haja sobrevivência em um setor competitivo, conquistando crescimento. Isto é imprescindível porque o marketing de serviços causa impacto direto na marca e na rentabilidade das negociações.
Portanto, cada um dos Ps deve ser analisado com frequência, para que mudanças possam ser feitas sempre que necessário. Assim, os objetivos pretendidos com o marketing para escritório contábil podem ser atingidos.

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