Indicadores de desempenho podem (e devem) ser utilizados para otimizar os resultados das estratégias e ações da sua empresa contábil.
O que são indicadores de desempenho?
Também conhecidos por KPIs (Key Performance Indicators), os indicadores de desempenho são medidas que quantificam a performance de uma empresa de acordo com os objetivos pré-estabelecidos no planejamento estratégico. São essenciais para que a equipe avalie se as ações realizadas estão realmente trazendo o resultado esperado. Com essa medição, é mais fácil fazer ajustes ao longo do processo.
Quais são os indicadores de desempenho?
Em escritórios de contabilidade, por exemplo, os indicadores podem ser:
• Lucratividade: cálculo do percentual do lucro sobre o faturamento;
• Ticket médio: entendimento da dinâmica de vendas por cliente, vendedor e vendas. É possível verificar o desempenho de um contador e identificar pontos de melhoria ou maximização dos resultados. Isso é feito também pela constatação do ticket médio de cada colaborador da empresa;
• Sucesso de vendas: essa taxa importante dentre os indicadores de desempenho mostra o índice de vitórias em cada negociação do escritório com prospects. Ela é medida pela quantidade de negociações fechadas em determinado período e a quantidade de visitas feitas a possíveis clientes.
Como maximizar os resultados?
Seu escritório deve estabelecer os indicadores que melhor atendem seus objetivos e necessidades. É importante ter foco e não se perder no meio de muitas informações.
Cada indicador de desempenho deve possuir uma meta, e ela precisa retratar a realidade do escritório. São fatores que devem ser sempre melhorados, pois assim se consegue analisar a situação da melhor forma possível.
Quando as metas estabelecidas não refletem os resultados desejados, é importante identificar os motivos e resolver a situação o quanto antes. Isso deve ser feito pela gestão de processos, pessoas que conhecem as informações e sabem aonde elas podem levar a empresa.
Sua empresa também pode levar em consideração um dos índices de desempenho mais importantes: a satisfação. Funcionários felizes trabalham melhor, então é importante saber o quanto cada um está feliz com sua vida profissional e buscar formas de aumentar esse índice entre os funcionários.
Lembre-se de que o marketing contábil começa dentro da empresa, ele faz parte da cultura do seu escritório.
Agora é hora de definir objetivos, escolher os indicadores de desempenho mais importantes para sua empresa e analisá-los depois de um tempo.