Marketing digital contábil: planejamento é o segredo para destacar seu escritório contábil nos meios digitais e aumentar a carteira de clientes
No Brasil, 94,4% das empresas têm presença em alguma mídia digital, segundo a pesquisa Social Media Trends 2018. O estudo também mostrou que pelo menos 60% desses empreendimentos consideram que as mídias sociais têm um papel muito importante nos negócios. Esse é um reflexo de como a internet potencializa marcas e aumenta a carteira de clientes. Para atingir essas metas, é preciso traçar um planejamento estratégico de posicionamento na web, com público-alvo e persona definidos.
O primeiro passo desse planejamento é a empresa compreender quem são seus clientes. Essa fase do posicionamento estratégico é a definição da persona, ou seja, com quem o escritório de contabilidade quer se comunicar. O posicionamento da marca tem a finalidade de impactar o consumidor e, por isso, o escritório deve fornecer de forma direta conteúdo sobre os serviços contábeis prestados.
Persona
É a representação fictícia de um cliente ideal. A definição de persona diverge da de público-alvo. Quando se fala em público-alvo, as informações inerentes são estatísticas como, por exemplo, perfil sócio-econômico, idade, sexo. A persona deve ter um nome próprio, características comportamentais. Assim, é possível produzir conteúdo estrategicamente direcionado. A empresa contábil pode, por exemplo, usar a base de clientes já estabelecida para formatar a persona. Basta avaliar quais são os clientes considerados “ideais”.
Para se criar a persona, o escritório de contabilidade pode captar informações sobre:
● Quem é o potencial cliente;
● Quais são os assuntos que mais chamam a sua atenção;
● Quais são as atividades mais comuns praticadas por essa persona;
● Quais são as dores enfrentadas pela persona em relação ao serviço contábil.
A captação de tais dados pode ser executada pelas próprias mídias sociais, que vão apontar quais são os sites mais procurados por essa persona, como ela se comporta, quais são as postagem que faz ao longo da semana, entre outras informações.
O posicionamento do escritório contábil é então definido com base nas necessidades e anseios da persona. É esse conjunto de informações que norteará a produção e compartilhamento do conteúdo com objetivo de captar mais clientes.
Para saber mais sobre esses temas, acesse as duas matérias do Especial Marketing Contábil:
Especial Marketing Digital: o site como ferramenta de atração de clientes
Especial Marketing Digital: mídias sociais fortalecem presença digital da empresa contábil