Manter a proximidade com os clientes e otimizar a reputação do escritório fazem parte das vantagens de ter uma estratégia de marketing contábil digital
O cenário mercadológico está sendo profundamente transformado pela pandemia do coronavírus. Em um momento de incertezas sobre indivíduos e empresas, a única tendência praticamente certa é que o mundo digital deve se sobrepor ao analógico – especialmente por conta da quarentena imposta no País para desacelerar a curva de contágio do vírus. Portanto, quem não estiver online está, certamente, fora desse novo mercado. Por isso, o marketing digital contábil deixa de ser apenas uma ferramenta e diferencial competitivo em tempos de crise. Trata-se, agora, de uma realidade à qual os escritórios de contabilidade terão de se adaptar e que será uma das grandes responsáveis pela continuidade do negócio após a dissipação da crise.
Você já deve imaginar, portanto, que a etapa fundamental da estratégia de marketing contábil digital é a presença no universo online. Assim como em anos anteriores ter um escritório físico era essencial para iniciar uma empresa contábil, atualmente ter um site corporativo responsivo, dinâmico e de fácil navegação é o primeiro passo para que novos clientes encontrem o seu escritório.
Além disso, em tempos de crise os empresários buscam não somente serviços de assessoria e gestão fiscal. É preciso fornecer conteúdo informativo que demonstre a expertise do escritório e que, ao mesmo tempo, seja uma base de informações confiáveis para nortear os clientes na identificação de desafios e consequente busca por soluções em meio ao cenário de pandemia.
Conheça abaixo três pilares fundamentais do marketing contábil digital:
1- Conteúdo
O conteúdo de relevância é publicado no blog corporativo do site do escritório. Portanto, também faz parte do marketing contábil digital a produção de e-books e material de profundidade sobre assuntos pertinentes à especialidade da empresa contábil. Por exemplo, para alimentar essa base de conteúdo, o contador pode se valer de Contas em Revista, uma plataforma de marketing para empresas contábeis. Com ebook e outros materiais informativos personalizados a plataforma ajuda a manter uma boa estratégia de marketing contábil digital.
2- Relacionamento
O marketing deve seguir, ainda, outras frentes de atuação que vão além do blog. Como principal ferramenta de comunicação e interação com os clientes, essa estratégia deve ser aplicada às redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Instagram. É importante, porém, que o escritório tenha uma definição exata do perfil de cliente que vai atender. Ou seja, para cada rede social, o marketing digital contábil segue uma dinâmica diferente para atender os diversos públicos. As empresas contábeis encontram no mundo digital diversos caminhos para aumentar a carteira de clientes.
3- Tempo
A presença digital também permite ao contador reduzir o tempo de atendimento aos clientes, bem como acelerar processos como recebimento de documentos e validação de contratos, por exemplo. A comunicação ativa entre contador e empresas é otimizada com o uso de aplicativos como o WhatsApp. De forma quase instantânea, é possível mediar situações adversas, fornecer uma assessoria em tempo hábil e agilizar a troca de dados e documentos. Trata-se também de uma estratégia de manter o cliente atento às datas e obrigações fiscais.
Com uma reputação sólida na web, o contador pode explorar outras regiões de atuação pelo País, além de fornecer serviços e assessoria para diversas indústrias sem arcar com custos de deslocamento e escritórios físicos. Em um cenário de crise, cada vez mais as empresas procuram parcerias com empreendimentos engajados na transformação digital e que tragam valor agregado e estratégia alinhada, como apoio para passar pelos tempos difíceis. Dessa forma, ter um posicionamento web sustentável permite ao escritório de contabilidade se destacar em um ambiente em profundas mudanças, tanto durante quanto depois da pandemia.