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7 dicas para lidar com a inadimplência dos clientes contábeis

Com o endividamento em alta no País, a inadimplência dos clientes contábeis se torna um desafio para a gestão do escritório

 

Juros altos e diversas transformações do mercado motivaram o alto índice de endividamento dos consumidores nos primeiros meses de 2023. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 45,5% dos clientes chegaram em março com dívidas atrasadas por mais de 90 dias. Isso preocupa, principalmente, a contabilidade, principal assessora dos empreendimentos e que pode sofrer com a inadimplência por efeito cascata.

O escritório de contabilidade exerce uma atividade que exige uma relação de confiança entre o cliente e o contador, que é o responsável por informações financeiras importantes e confidenciais da empresa. Por isso, a inadimplência dos clientes contábeis pode ser um problema para os escritórios, pois ela afeta o fluxo de caixa e a rentabilidade da empresa. Neste artigo, vamos discutir como o contador pode reduzir a inadimplência do escritório de contabilidade e manter um bom relacionamento com os clientes. Veja as 7 dicas abaixo:

 

1 – Contratos claros

O primeiro passo para reduzir a inadimplência dos clientes contábeis é ter contratos claros e bem definidos. O contrato deve detalhar todos os serviços prestados pelo escritório de contabilidade e as condições de pagamento acordadas com o cliente. É importante que o cliente entenda quais são as suas obrigações e as consequências do não cumprimento dessas obrigações.

 

2 – Cobrança eficiente

O segundo passo é ter um processo de cobrança eficiente. É importante que o escritório de contabilidade tenha um sistema de cobrança que inclua lembretes de pagamento, avisos de vencimento e avisos de atraso. O cliente deve ser lembrado da sua obrigação de pagar e do prazo para o pagamento.

 

3 – Comunicação clara

O terceiro passo para reduzir a inadimplência dos clientes contábeis é ter uma comunicação clara com o cliente. O escritório de contabilidade deve manter uma comunicação regular com o empresário, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente. É importante que ele seja informado sobre o status da sua conta e que o escritório de contabilidade esteja disponível para responder a quaisquer perguntas que possam surgir.

 

4 – Negociação

O quarto passo é a negociação. Se um cliente não pode pagar a conta integralmente, é importante que o escritório de contabilidade esteja disposto a negociar um plano de pagamento adequado. É melhor ter o dinheiro em parcelas do que não ter dinheiro nenhum. A negociação pode incluir um acordo para reduzir o valor da dívida em troca do pagamento imediato ou em parcelas.

 

5 – Política de crédito

O quinto passo é ter uma política de crédito bem definida. O escritório de contabilidade deve ter critérios claros para conceder crédito, sendo importante avaliar a situação financeira do cliente antes de tomar essa decisão. Isso pode incluir a análise do histórico financeiro e a avaliação da capacidade de pagamento.

 

6 – Monitoramento de pagamentos

O sexto passo é o monitoramento de pagamentos. O escritório de contabilidade deve monitorar os pagamentos dos clientes de perto. Isso pode incluir o uso de um software de gestão financeira para automatizar esse processo.

 

7 – Acompanhamento pós-venda

O sétimo passo é o acompanhamento pós-venda. Depois que um cliente paga a sua dívida, é importante manter o contato para garantir que ele esteja satisfeito com os serviços prestados pelo escritório de contabilidade. Isso pode incluir o envio de pesquisas de satisfação e o contato regular para verificar se há a necessidade de aquisição de mais serviços.

 

Com essas dicas, é possível regular a inadimplência dos clientes contábeis e manter o pagamento dos contratos em dia sem afetar o relacionamento com os empresários. Assim, o escritório contábil eleva sua reputação ao mesmo tempo em que se garantem resultados que permitem a sustentabilidade financeira no curto, médio e longo prazos.

 

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