inadimplencia na contabilidade

Como lidar com a inadimplência na contabilidade

Um dos desafios da inadimplência na contabilidade é informar o cliente sobre o pagamento e ao mesmo tempo manter o bom relacionamento

 

A inadimplência na contabilidade assume um novo perfil com a crise provocada pela pandemia da Covid-19: se, por um lado, é preciso cobrar os clientes que atrasam o pagamento dos honorários, por outro, os empresários têm no contador o profissional que melhor compreende a situação. Afinal, a saúde financeira é acompanhada de perto pelos profissionais da contabilidade. O desafio é fazer com que o cliente perceba que, assim como ele, a contabilidade também tem salários, fornecedores e outras despesas para quitar.

Manter a sustentabilidade do próprio negócio e, ao mesmo tempo, o bom relacionamento com os clientes requer uma boa estratégia. Antes de tudo, porém, é importante identificar o perfil de cada cliente. Por exemplo:

  • Adimplentes: são os clientes que mantém os pagamentos em dia;
  • Desavisados: esse é o grupo de clientes que não pagam os boletos por esquecimento ou por não terem recebido a fatura;
  • Inadimplentes ocasionais: são os clientes que sempre pagam a conta, mas, em situações de crise, como a atual, acabam atrasando;
  • Inadimplentes: esses são aqueles clientes que sempre atrasam os pagamentos, não importando o cenário mercadológico.

Compreensão

Lidar com os perfis diferentes de cada cliente pode ser desafiador, principalmente porque a estratégia de cobrança deve levar em consideração a manutenção do bom relacionamento. Tendo isso em vista, o contador pode lançar mão de algumas formas de conversar com o cliente sobre a inadimplência:

  • Para os desavisados: é importante que o contador explique quais são os riscos a que o escritório está sujeito com a inadimplência – e, por consequência, o empreendimento do cliente. Se o problema é recorrente, conversar com o empresário sobre a possibilidade de enviar a cobrança mais perto da data de vencimento ou sobre outro canal de envio que garanta o recebimento do boleto pelo cliente pode minimizar esse tipo de atraso. Nas situações eventuais, basta reenviar o boleto e certificar-se de que foi recebido;
  • Aos ocasionais: a compreensão por parte do contador pode ser maior. Ou seja, é possível fazer a comunicação de cobrança, estender o prazo e apresentar facilidades para o pagamento;
  • Inadimplentes: apresente o quão importante para o negócio são os serviços contábeis da sua empresa. O importante nesse tipo de comunicação é evitar pressioná-los ou intimidá-los. A estratégia é educar, apresentando argumentos sobre segurança fiscal, por exemplo.

Marketing

Aproveitando o ensejo da comunicação com o cliente que está sempre inadimplente, é possível apresentar a todos os perfis a importância da contabilidade. Dessa forma, além de reduzir a inadimplência, o contador faz uso do momento para educar e orientar os clientes. Afinal, por mais que o ambiente econômico seja desafiador, as obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas devem ser mantidas. Por isso, o escritório de contabilidade precisa receber as faturas para manter os serviços em dia e a assessoria para a segurança do negócio.

E, se mesmo com todas as estratégias, o escritório não conseguir sair da inadimplência talvez seja o momento de o gestor pensar na demissão do cliente. Esse é um cenário mais delicado e que também demanda estratégias de convencimento, orientação e engajamento com o próprio serviço contratado.

 

Com planejamento estratégico bem feito, paciência e transparência durante a negociação com o cliente inadimplente, esclarecimento sobre os serviços prestados pelo escritório e sobre como sua empresa também está sendo afetada pela pandemia, é possível reduzir a inadimplência na contabilidade.

 

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