Foco é palavra de primeira ordem para qualquer empreendedor por vários motivos. Uma das causas para que isso aconteça é a necessidade que o mercado impõe a todos os donos de uma empresa: é fundamental ter em mente qual é o modelo de negócio de determinada marca. É necessário saber qual é o ponto nevrálgico de um escritório contábil, bem como quais métodos são utilizados nele e para se chegar aos objetivos traçados.
Também é importante estar ciente de que tanto profissionais quanto empresas são valorizadas de dentro para fora. Ou seja: um empreendedor e a respectiva marca só serão reconhecidos se, internamente, o trabalho estiver sendo bem feito e respeitando todos os padrões de qualidade (e o próprio modelo) da companhia.
Como a definição de um modelo de negócios é uma característica mais voltada para a gestão de uma empresa, não são os conhecimentos na área contábil que auxiliarão nessa decisão. E isso nada tem a ver com a capacidade técnica de um profissional.
Por exemplo: se um escritório de contabilidade estiver acostumado a trabalhar com empresas de micro e pequeno porte e uma grande empresa pede para assinar um contrato, as chances de que a qualidade do trabalho para esse novo cliente seja inferior são grandes. Não por falta de qualidade, é importante reiterar: muitas vezes, é por pura falta de experiência.
Também é importante conhecer a equipe de colaboradores. No final das contas, a identidade da marca depende muito de como eles trabalham e também de como eles interagem entre si. Como é o ambiente de trabalho? A maioria é jovem ou tem mais idade? Têm visões mais conservadoras quanto aos métodos de trabalho ou são mais liberais? Tudo isso deve ser levado em conta ao definir um modelo de negócio.
Ao ter em mente quais são os métodos, qualquer escritório passa a ser mais eficiente e a trabalhar melhor. Cabe ao empreendedor refletir sobre o que valorizaria ainda mais sua marca e seus colaboradores.