A comunicação visual para contabilidade é parte das ações estratégicas do marketing da empresa. É um ponto fundamental, que pode fazer grande diferença para a sua marca.
O que é comunicação visual?
Quando se fala em comunicação, geralmente se pensam nas palavras utilizadas para falar com alguém. Porém, essa forma de interação também pode acontecer apenas por elementos visuais.
Comunicação visual é uma estratégia altamente interessante para o escritório de contabilidade. Por ser um segmento de mercado bastante concorrido, pensar em detalhes como esse podem fazer uma diferença e tanto.
A comunicação com o público pode ser feita por fotos, vídeos, animações, gráficos e muitos outros elementos. Porém, o mais relevante para sua marca, pelo impacto que causa nas pessoas, é o logotipo. Esse é o primeiro item que vem à mente quando se fala de uma empresa.
Dessa forma, conclui-se que a comunicação visual para contabilidade pode fazer a diferença para a sua marca, pois um mero símbolo pode promover o reconhecimento. É o caso, por exemplo, da asa – ou do “correto”, como pensam alguns – que representa a Nike.
Como apostar em comunicação visual
A escolha das cores no marketing visual é de grande importância. Afinal, elas trazem sensações ao consumidor e provocam reações. O tipo de fonte também tem papel de destaque na construção textual (lembre-se da escrita de Coca-Cola).
Essas definições estamparão toda a comunicação visual da empresa: dos chamados itens de papelaria (papel timbrado, envelopes e cartões de visita), passando pelos banners, folders e brindes, até o site ou blog e redes sociais. Ao investir nessa forma de marketing, o escritório age com mais persuasão, pelo apelo emocional provocado pelas imagens, cores e fontes.
Você pode fazer a diferença para sua marca pela comunicação visual ao focar no público-alvo, elaborando materiais que o agradarão. Você o conhece, então pode se valer desse conhecimento para criar recursos atrativos.
Entretanto, é preciso que os materiais criados obedeçam às normas contábeis a esse respeito, sem desmerecer outros profissionais da área. Convém, ainda, verificar a regulamentação municipal sobre publicidade externa para não jogar dinheiro fora.
Deixe a comunicação visual para contabilidade a cargo de um profissional qualificado, que assegurará o retorno esperado para o investimento. E mais: não tenha medo de mudar, mesmo que os resultados estejam positivos. É preciso conquistar clientes novos e, ao mesmo tempo, manter os antigos. Para que isso aconteça, é necessário planejamento.
Uma forma de fidelizar os clientes que você já tem e de impressionar aqueles que você quer conquistar é oferecer-lhes Contas em Revista, uma ferramenta de comunicação indispensável, que leva a marca de sua empresa estampada na capa.