demitir o cliente contabil

4 situações que indicam a hora de demitir o cliente contábil

Boa gestão da contabilidade exige visão crítica para saber o momento certo de demitir o cliente contábil

 

O mercado de contabilidade está cada vez mais acirrado. Diante da crise econômica e das nuances características do setor, alguns clientes podem causar mais prejuízo e dor de cabeça do que trazer benefícios para o escritório contábil. Assim, o gestor deve saber reconhecer os motivos para demitir o cliente contábil. Os motivos para essa tomada de decisão são inúmeros, mas se o cliente em questão está, de alguma forma, prejudicando o crescimento do escritório, é preciso distanciá-lo e, assim, abrir espaço para a chegada de outros, mais comprometidos com a estratégia e os valores do negócio.

Aqui vão quatro possíveis situações que ajudam empresários da contabilidade a decidir quando é o momento de demitir o cliente contábil:

 

1- O cliente está inadimplente

A situação econômica do país pode até levar alguns gestores a serem mais compreensivos com a inadimplência, mas ela não deve, nunca, se tornar uma regra. Se o departamento de cobranças do escritório já fez seu papel, é o momento de o gestor pensar se vale a pena manter a parceria ou se é preciso demitir o cliente contábil. Afinal, o escritório se empenha em definir estratégias e garantir o melhor serviço para o cliente, portanto, o mínimo que se pode esperar é que ele honre com os valores acertados no contrato.

 

2- O cliente é desorganizado

 Demitir o cliente contábil pode parecer uma estratégia dolorosa para o negócio. Porém, o escritório é responsável por uma série de serviços, assessoria e segurança para a empresa-cliente. Mas, se o cliente não entrega ou atrasa as documentações, envia informações erradas e incompletas ou possui qualquer atributo que possa prejudicar a entrega dos serviços contábeis, pode ser a hora de demiti-lo. A desorganização pode ser um empecilho para a entrega de serviços de qualidade e, ainda, afetar o atendimento aos demais clientes – o que pode manchar o nome do escritório.

 

3- O cliente insiste em negociar

O gestor de contabilidade sabe precificar suas entregas e projetos. Contudo, o mercado está repleto de clientes que insistem em negociar valores – sempre para baixo, claro. Dessa forma, esse perfil deve ser levado em consideração no momento de decidir pela demissão do cliente contábil. Afinal, a segurança financeira do escritório depende de uma carteira fiel, adimplente e que reconheça o valor dos serviços e entregas

 

4- O cliente não compartilha os mesmos valores

Em tempos nos quais o valor e o propósito são cada vez mais debatidos e consolidados pelas empresas, um cliente contábil que não compartilha da visão de mundo e futuro do escritório contábil pode se tornar um candidato à demissão.

 

Saber a hora de demitir o cliente contábil é uma qualidade de gestão que melhora o posicionamento do escritório junto ao mercado. Afinal, o contador promove diversas garantias e segurança para os clientes e, por isso, deve se valer daqueles que

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