A zona de conforto são ações, pensamentos e comportamentos repetidos com frequencia. Apesar de passar sensação uma de segurança, essa condição limita o crescimento da empresa, dos diretores e dos colaboradores.
Estudos mostram que as pessoas mais bem sucedidas são aquelas que vivem superando dificuldades e não ficam presas dentro da sua zona de conforto. É assim que o sucesso profissional acontece, assumindo os riscos do seu negócio, aproveitando todas as oportunidades.
Por isso, é extremamente importante rever a forma de trabalho da sua empresa e a motivação dos seus funcionários. Caso veja essa condição de comodismo é hora de mudar algumas coisas.
Para contornar uma crise econômica, é fundamental superar a zona de conforto. O primeiro passo é motivar os funcionários para atingir novos resultados e se arriscarem mais.
Antes de propor novas medidas de incentivo à equipe, os empresários contábeis devem buscar primeiramente respeitar as diferenças de cada um, para depois aplicar algumas das medidas que mostraremos a seguir.
Como sair da zona de conforto
Para conquistar profissionais mais engajados e seguros deve-se montar equipes diversificadas, com perfis e opiniões diferentes. Isso incentivará os profissionais a conhecerem novas perspectivas e manterem uma discussão construtiva e respeitosa.
Outras medidas também podem dar resultados, tais como:
• Incentivar os profissionais a administrarem melhor o tempo para conseguir o máximo de produtividade;
• Incentivá-los a terem a mente aberta e adquirirem conhecimento com cursos e palestras;
• Propor mudanças para motivar os trabalhadores, desde que mantenham sempre a disciplina no ambiente de trabalho.
Quando perceber que o funcionário está na zona de conforto, deve-se buscar entender suas limitações e colocá-lo em contato com algum outro colaborador que pode ajudá-lo e motivá-lo, invertendo características, como a de um profissional mais impulsivo, dando-lhe tarefas as quais ele não está acostumado, levando mais tempo para realizá-la, vice-versa. Essa desordem fará com que ele saia da comodidade, mesmo que momentaneamente.
E o mais importante: tenha sua mente aberta para ouvir, discutir e propor novas possibilidades para sua equipe. Ofereça novos processos de trabalho, pois um profissional na zona de conforto ficará desmotivado e consequentemente menos produtivo para seu negócio. Essas atitudes influenciam diretamente na produtividade da sua empresa, assim como têm grandes interferências na sua estratégia de marketing contábil.