cliente contábil

Atendimento ao cliente contábil: 10 dicas para você colocar em prática

Cultivar uma boa relação com o cliente contábil é essencial ao escritório que deseja fidelizar seus parceiros. Prestar um bom atendimento, apesar de não ser um diferencial, é essencial para que a fidelização ocorra.

 

Lidar com pessoas pode não ser uma tarefa simples. Sabe aquela história de que o cliente sempre tem razão? Sabemos que não são em todas as ocasiões que isso ocorre, mas a verdade é que cultivar uma boa relação é na grande maioria das vezes a melhor alternativa. E tem mais: atendê-los bem pode significar meio caminho andado para o sucesso de uma empresa.
Um bom atendimento ao cliente contábil é aquele que desarma os insatisfeitos, soluciona problemas e faz com que eles continuem contratando os serviços da marca. O consumidor jamais deve sair do escritório com a impressão de que foi mal atendido, porque ele pode falar sobre essa experiência negativa a diversas outras pessoas, que contarão a outras, e assim por diante.

Separamos aqui dez dicas que podem fazer com que o seu atendimento seja melhor e fidelize seus clientes:

1. Não deixe cair na rotina: a função de atender jamais pode se mostrar rotineira. É um erro sério definir o atendimento ao cliente contábil como trabalho do dia a dia. Esse pensamento acaba reduzindo a importância dessa função e inibindo a capacidade criativa de quem o executa. Cada pessoa é única. Portanto, faça com que ela se sinta especial.

2. Sorria: essa é uma das formas de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome, procurando pronunciá-lo corretamente.

3. Seja cortês: atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir à sua empresa. Não forme impressões antecipadas e distorcidas dos clientes. O tratamento “senhor” ou “senhora” deve ser dirigido mesmo a jovens, a não ser que o cliente o autorize a chamá-lo por “você”.

4. Não faça o cliente contábil esperar sem necessidade: para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam por 2 minutos e, depois, são capazes de dizer que esperaram por mais de 10. Quando a pessoa é atendida ao chegar, ela aguarda com mais calma.

5. Mostre boa vontade: sabe a frase “gentileza gera gentileza”? Ela não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado pelas pessoas, pois elas se sentirão especiais.

6. Seja rápido: o tempo é um fator importante na hora do atendimento. Geralmente, o cliente quer que sua necessidade seja satisfeita o mais rápido possível. Apenas tome cuidado para não passar a impressão de que você deseja se livrar dele rapidamente. Não confunda rapidez com descaso!

7. Evite termos técnicos: se você conhece a terminologia técnica dos serviços que lida, deve abster-se de usá-los quando se dirigir aos clientes para não confundi-los. Isso poderia causar incompreensão e constrangimento ao cliente. O ideal é usar expressões simples, pronunciadas em voz moderada e clara.

8. Demonstre simpatia: lembre-se de que sua imagem corresponde à da empresa. Cuide de sua aparência e do vestuário para que esteja sempre apresentável, mantendo-o limpo e bem cuidado. Preste atenção também no material de trabalho, mantendo-o organizado. Use palavras cordiais e dê informações corretas.

9. Cumpra sua palavra: se prometeu ligar de volta, ligue – mesmo se ainda não tiver uma resposta. Assim, o cliente contábil saberá que a empresa não está jogando o problema para debaixo do tapete, e sim analisando sua reclamação.

10. Garanta um bom ambiente de trabalho: faça a manutenção diária, mantenha a limpeza e cuide dos móveis e objetos de trabalho. Deixe sempre à mão os materiais que necessita. Em um ambiente limpo e organizado, todos desempenham melhor suas funções. Isso também é um cartão de visitas para clientes que você atende pessoalmente.

5 passos para aumentar a relevância nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp