A internet tornou-se um importante aliado para toda e qualquer empresa desde o uso comercial da rede mundial de computadores, na década de 1990. A revolução causada pela ferramenta foi tão grande que criou o conceito de marketing digital, hoje amplamente utilizado e divulgado. Muitos escritórios de contabilidade, porém, ainda não possuem sequer um site (dos métodos mais básicos para marcar presença na web).
Imagine, então, a carência de bons sites na área contábil. Além de ser o cartão de visitas de qualquer marca na internet, o site de um escritório pode se tornar um veículo de comunicação importantíssimo com o cliente e com o público-alvo em questão. Os profissionais do segmento ainda não perceberam o quanto podem ganhar com uma home page eficiente.
Não basta apenas ter um site institucional, apresentando os serviços da empresa sem nenhuma atualização periódica. É necessário renovar constantemente o conteúdo da página, sempre com informações relevantes e diretas. Atualizações que não levam em conta o seu público (e, em menor proporção, nos buscadores da web) são erros imperdoáveis na internet.
Esse não é o único erro que uma home page de escritório de contabilidade pode ter. Não divulgar os serviços de maneira adequada, utilizar plataforma, servidores e programações erradas e não otimizá-lo com atualizações diversas são outros equívocos muito comuns em sites do segmento.
Os mesmos preceitos do site valem para outras plataformas. Muito utilizadas hoje em dia, as redes sociais devem obedecer as mesmas regras que a home page. E-mails marketing como ferramenta de comunicação, além de estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing também devem ser consideradas na hora de pensar na divulgação de uma empresa.
Também vale atentar para uma atitude que é errada não apenas do ponto de vista do marketing ou das ferramentas digitais, mas também de acordo com o código deontológico da profissão: criar uma propaganda que coloque em xeque a idoneidade ou a qualidade do trabalho do(s) concorrente(s) infringe o Artigo 8 do Código de Ética da categoria. Isso sim está terminantemente proibido.
É hora de marcar presença de maneira forte e correta na internet. O escritório de contabilidade que entender a importância e o funcionamento de um bom site só terá benefícios com essa ferramenta.