Agilidade e automação de tarefas são alguns dos benefícios que as ferramentas digitais para contadores proporcionam aos negócios
O tempo é um dos ativos mais importantes para as empresas contábeis. E neste artigo vamos falar um pouco mais sobre como as ferramentas digitais podem ajudar a rotina dos negócios. Afinal, mesmo que o gestor contábil delegue atividades para seus times, muitas tarefas consomem energia e atenção. Sem falar que o escritório precisa ter uma boa reputação online, alimentando suas redes sociais com conteúdo de qualidade. Então vamos conhecer algumas ferramentas digitais para contadores que facilitam o dia a dia.
Canva
O Canva é uma plataforma online de criação de conteúdo e design gráfico. Ali é possível criar logotipos, imagens de redes sociais, editar fotos e uma série de outras possibilidades. O melhor é que grande parte das funcionalidades são gratuitas. Além disso, o Canva permite o compartilhamento e a produção com outras pessoas, facilitando o trabalho entre times. Tudo online! E mesmo que você esteja sem ideias, o Canva fornece diversos modelos de templates e designs para edição. A plataforma também disponibiliza assinaturas pagas bastante acessíveis, com possibilidades e ferramentas variadas para qualquer tipo de negócio.
MLabs e Facebook Business
Estamos falando sobre economia de tempo aliada à qualidade dos serviços. Dessa forma, existem ferramentas digitais para contadores que permitem o agendamento de postagens, automação de relatórios e monitoramento de perfis nas mais variadas mídias sociais. Essas são algumas das facilidades que o MLabs e Facebook Business proporcionam. No caso do MLabs, uma plataforma paga, é possível gerenciar diferentes mídias como Youtube, Facebook, Instagram, Twitter e linkedin em um só lugar. Os relatórios levam em consideração curtidas, visualizações e outras formas de interação.
Ainda: com o MLabs é possível usar ações no PC que estão disponíveis para dispositivos móveis.
Já o Facebook Business é uma página institucional do próprio Facebook, criada para que marcas e pessoas gerenciem seus negócios dentro da rede social. Pelo Business, o contador pode responder e enviar mensagens para o público-alvo, acompanhar métricas de audiência e gerenciar anúncios no Facebook e no instagram, por exemplo. Com a pivotagem do Facebook para a empresa Meta, a plataforma também foi renomeada para Meta for Business. Contudo, todas as implementações foram mantidas.
Mailchimp
Entre tantas ferramentas digitais para contadores, destacamos também o Mailchimp. Trata-se de uma plataforma que integra diversas funcionalidades de marketing, com direcionamento para a listas de mala direta e e-mail marketing. Além de o usuário poder editar e criar layouts de e-mails, é possível conseguir endereços digitais e gerenciar publicações em outras redes sociais. Pelo Mailchimp também existe a possibilidade de agregar uma loja online, com alimentação da base de clientes sobre os serviços e produtos disponibilizados pelo escritório de contabilidade.
Notion
O que acha de ter um calendário digital? O Notion vai muito além disso. Gerencia e automatiza lembretes, base de dados, notas e também permite acompanhamento de projetos. A plataforma é focada na organização de tarefas e permite otimizar o planejamento pessoal ou de equipes, já que o Notion também permite que os contadores criem páginas com dados e informações sobre rotinas e trabalhos – como um bloco de notas interativo e online.
Considerada uma das ferramentas digitais mais completas atualmente, o Notion é gratuito e extremamente personalizável e adaptável às mais diversas necessidades dos usuários, já que concentra praticamente todas as funcionalidades das plataformas concorrentes em um único lugar.
Calendly
O Calendly é um software voltado para gerenciamento de reuniões. Pelo aplicativo, os clientes, fornecedores e parceiros encontram o melhor horário na agenda do contador para uma reunião e fazem o agendamento. Dessa forma, elimina-se o tempo perdido com troca de e-mail e ligações para essa tarefa. Basta que o usuário da conta disponibilize o link gerado pelo Calendly para as os interessados. Assim qualquer um pode ter acesso aos horários do contador e o tempo de duração para as reuniões.
iLovePDF
Os arquivos em PDF são fáceis de acessar em qualquer dispositivo ou desktop, porém, nem sempre é possível editar um documento nessa extensão. Essa é a principal vantagem dessa ferramenta: com o iLovePDF o contador pode realizar inúmeras ações, como dividir o PDF em diversos arquivos, adicionar links, editar e inclusive assinar digitalmente arquivos em PDF, com direito à auditoria digital das assinaturas. A ferramenta também permite transformar arquivos de outras extensões em PDF e realizar o procedimento inverso. O melhor é que boa parte das funcionalidades do iLovePDF são gratuitas.
Aqui apresentamos algumas das principais ferramentas digitais para contadores. O importante é que o profissional conheça as funcionalidades básicas para escolher as plataformas que melhor se encaixam no perfil do escritório. Com a automação e gerenciamento online de tarefas, o contador potencializa o trabalho e a produtividade. Afinal, as plataformas economizam tempo que pode ser investido em projetos e atendimentos mais complexos. Ou mesmo na fidelização e captação de novos clientes.
Confira também a primeira parte do nosso conteúdo sobre ferramentas digitais para contadores!