desafios para a area contabil em 2020

5 desafios para a área contábil em 2020

Estar atualizado com o ambiente mercadológico e as mudanças governamentais fazem parte dos desafios para a área contábil neste ano

 

2019 foi um ano de grandes transformações para a área contábil. Essas mudanças trouxeram oportunidades, mas também desafios que deverão ser encarados neste novo ciclo de 2020. Com a lenta recuperação da crise financeira, empresas encerrando as atividades e as novas tecnologias mudando a forma como clientes e escritórios contábeis se relacionam, o contador deve permanecer em alerta e se manter atualizado. Por isso, selecionamos os 5 principais desafios para a área contábil em 2020:

 

1- Reforma Tributária

Na esfera governamental, a expectativa é que o Congresso aprove até meados do primeiro semestre a Reforma Tributária. Assim, as empresas contábeis devem se atualizar com as mudanças. Uma reformulação desse porte no sistema de tributação obviamente modificará as obrigações – prazos de recolhimento, declarações, etc. E caberá ao empreendedor contábil orientar seus clientes para o correto atendimento às novas exigências.

 

2- Novas tecnologias

Entre os desafios para a área contábil em 2020 se encontra em grande destaque o avanço da contabilidade digital. Os clientes estão cada vez mais buscando escritórios via web. Além disso, muitos preferem se comunicar e trocar informações por meio de aplicativos, e-mail e outras plataformas digitais.

Outro fator importante é a chegada da velocidade 5G. Por isso, a área contábil está caminhando para uma operação totalmente digital. O desafio para o empreendedor de contabilidade é conhecer as melhores ferramentas de automação de processos e gestão, além de facilidades para os clientes.

 

3- Atrair mais clientes

Em setembro de 2019 o País registrou um aumento de quase 60% no número de pedidos de falências, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Portanto, esse dado mostra que a crise financeira ainda será um dos desafios para a área contábil em 2020.

Diante desse panorama, os escritórios podem encontrar dificuldade para atrair mais clientes para o negócio. A estratégia é focar na qualidade: uma carteira competitiva e fidelizada, com público alvo selecionado garante segurança para o escritório.

 

4- Mudança de imagem

O empresário não pode ser lembrado de seus compromissos apenas nas datas de fechamento fiscal. Ou seja, os escritórios contábeis devem investir mais na educação dos clientes. A contabilidade tem de ser vista também como parceira e assessora das empresas.

A estratégia mais indicada para essa mudança de imagem do escritório é o marketing de conteúdo. É preciso oferecer informações relevantes para os clientes como forma de educá-los e posicionar o escritório como assessor direto da empresa.

 

5- Comunicação com os clientes

E se a mudança de imagem é um dos desafios para a área contábil em 2020, a proximidade com os clientes está diretamente ligada a essa transformação. Por isso, o empreendedor contábil deve apostar nas novas tecnologias e plataformas digitais, como o WhatsApp, para sempre estar em contato com os clientes e fornecer segurança e prestatividade.

 

O ano está começando e estar atualizado com as tendências e os desafios para a área contábil em 2020 garante potencial competitivo para os escritórios que buscam crescimento. Nos próximos meses outros desafios devem surgir. Assim, conhecer as nuances do setor e se apoiar nas tecnologias digitais são estratégias que garantem avanço sustentável.

5 desafios para a área contábil em 2020 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp