O papel da contabilidade nos dias atuais: gestão e estratégia 2

O papel da contabilidade nos dias atuais: gestão e estratégia

Consultoria especializada: esse é o novo papel da contabilidade, onde o escritório deixa de ser um “mero” prestador de serviços

 

A era da informação traz mudanças profundas a todos os setores. O tradicional escritório contábil – que cumpria funções burocráticas como cuidar dos tributos e obrigações, além da folha de pagamentos em alguns casos – dá lugar a um novo tipo de serviço contábil, muito mais estratégico e alinhado à gestão das organizações.

Essa transformação ocorre principalmente porque, na atualidade, todos os tipos de dados sobre as empresas são determinantes para a tomada de decisões de negócios. O escritório contábil, portanto, deve se posicionar de forma próxima aos gestores, com o objetivo de fornecer as informações necessárias para esses insights. É preciso deixar para trás a figura de um simples prestador de serviços terceirizado e assumir um papel de consultoria especializada.

Com as mudanças aceleradas pelo desenvolvimento da tecnologia, o manuseio de informações corretas se tornou um fator preponderante na elaboração do plano estratégico das empresas. Dados coletados de forma segura e informações ordenadas claramente promovem agilidade, eficiência e segurança na tomada de decisões.

Nesse cenário, adotar ferramentas digitais é importante também para o escritório contábil, já que é possível integrá-las àquelas utilizadas pelas organizações às quais se presta serviço, de forma a compartilhar dados estratégicos em tempo real. Além disso, a digitalização dos serviços contábeis ainda promove agilidade, fazendo com o que o profissional leve menos tempo para executar tarefas mecânicas e tenha mais disponibilidade para atuar como consultor. São estratégias que agregam valor ao serviço contábil, transformando a forma como ele é visto pelos empresários.

Mudança de perfil

Para alcançar esse novo patamar de escritório contábil, é preciso investir na mudança de mentalidade – em especial dos contadores. Esses profissionais devem se adaptar às mudanças, estar sempre atualizados e buscar conhecimentos que vão além da contabilidade, contemplando também aspectos relativos à gestão das organizações. Além disso, a afinidade com a tecnologia é altamente demandada, já que o futuro tende a ser cada vez mais digital.

Seu escritório está pronto para essas mudanças? É preciso promovê-las urgentemente para atender às expectativas cada vez mais exigentes do mundo corporativo.

O papel da contabilidade nos dias atuais: gestão e estratégia 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *