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4 passos para gerar valor no serviço contábil

Identificar público-alvo e sanar suas dores são dois deles; conheça estratégias para gerar valor no serviço contábil

 

O avanço tecnológico trouxe um novo perfil de consumidor ao mercado. Se antes a principal forma de se encontrar um escritório contábil pedindo indicações de conhecidos, hoje o empresário pode consultar todas as informações que precisa na internet antes mesmo de fazer o primeiro contato.

A percepção do que é valor foi alterada. É preciso oferecer mais que o serviço contábil convencional para se destacar. Sua imagem na internet deve ser positiva, caso contrário, dificilmente o cliente chegará até você. Mas como fazer isso? A resposta pode ser dividida em quatro passos:

1- Conheça seu cliente
O primeiro passo é entender quem é o seu cliente e antever o que ele precisa. Compreenda as dores dele e entenda de que forma o seu serviço contábil pode minimizar ou mesmo sanar essas dificuldades. Por exemplo, se seu cliente é uma microempresa, ele está preocupado em cumprir todas as regras do Simples Nacional. Portanto, seu escritório contábil deve estar preparado para ajudá-lo nesta empreitada.

2- Converse com ele
Definido o público, a principal forma de alcançá-lo é investir em marketing contábil, em especial em conteúdos. Essa estratégia ajuda a construir reputação e uma imagem positiva do escritório contábil ao compartilhar informação de qualidade e relevante. Além disso, os textos, ebooks, vídeos, podcasts e outros materiais ficam disponíveis online, de forma gratuita, o que também amplia a percepção de valor agregado. Um exemplo é preparar uma série especial sobre o e-Social, que ajude o empresário a tirar todas as dúvidas sobre a ferramenta obrigatória.

3- Atue de forma consultiva
O serviço contábil tem diversas particularidades. Se você conhece bem o mercado no qual está inserido, é capaz de agir de forma consultiva e personalizada, entregando seu conhecimento e suas ideias sem cobrar nada a mais por isso. Essa atitude gera uma percepção de valor ainda maior e contribui para a formação de uma imagem positiva do escritório, como um parceiro que ajudará o negócio a crescer e prosperar.

4- Venda seu serviço
Definido o público-alvo, aplicadas as estratégias de marketing contábil e a atuação de forma consultiva, está na hora de vender o seu serviço contábil – que terá, então, o maior valor agregado possível, aliado a uma imagem positiva que gera confiança.

Com essas estratégias, seu cliente perceberá que está pagando um valor justo por tudo o que recebe além do serviço contábil.

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