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Departamento comercial contábil: a importância do vendedor

O departamento comercial contábil funciona como elo entre o escritório e o cliente, representando a imagem da organização.

Sua contabilidade possui uma equipe ótima, uma estrutura física moderna e trabalha com as melhores estratégias de marketing on e offline, mas mesmo assim não está alcançando os resultados que você espera? Pois está na hora de estruturar o departamento comercial contábil.
Esse departamento, na figura do vendedor, funciona como o elo entre a empresa e o cliente, com o papel de representar a imagem da organização. O comercial atua em conjunto com o marketing na definição das estratégias de comunicação que estão funcionando e aquelas que não estão agradando aos empresários.
O fato de estar cotidianamente em contato com o mercado proporciona uma visão acurada das principais demandas de cada negócio – material valioso para seu plano estratégico de marketing contábil.
Veja algumas dicas para montar o departamento comercial da sua empresa contábil:

● A equipe do departamento comercial contábil
O número de profissionais a serem contratados depende do tamanho do escritório e do público que se pretende atingir. Mas é fato: é preciso contar com ao menos um vendedor, 100% focado na atividade de comercialização dos seus serviços nesta atividade.

● O vendedor contábil
Para que o profissional tenha um bom desempenho é preciso, antes de tudo, treiná-lo sobre o seu serviço, o seu negócio, e também sobre técnicas de venda e negociação. Essa capacitação precisa ser periódica, a fim de renovar as estratégias e as mensagens a serem transmitidas durante a abordagem ao seu potencial cliente.

● Metas e objetivos
O vendedor também precisa estar inserido e conhecer profundamente o planejamento estratégico da empresa, que deve contemplar as metas e objetivos a serem cumpridos por ele e pelo departamento comercial. Essas metas devem ser acompanhadas por indicadores e reportadas por meio de relatórios estruturados, de forma a facilitar o acompanhamento dos resultados e gerar insights valiosos sobre eventuais mudanças de rumo e correção de rotas de negócio.

No artigo da semana que vem você poderá aprender mais sobre negociação, criação de demandas e sobre quem deve acompanhar a equipe de vendas dentro do escritório contábil.

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