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Departamento Comercial Contábil 2: comunicação é fundamental

Relação próxima do departamento comercial contábil com a equipe de marketing auxilia na qualificação de leads e identificação de novos nichos de mercado.

 

Agora que você já sabe o que um departamento comercial contábil pode fazer pelo seu escritório contábil, vamos mostrar neste segundo texto a importância da negociação e da criação de demandas.
Você já deve ter ouvido falar do funil de vendas, no qual você primeiro educa seu prospect e cria um relacionamento com ele para, depois, convertê-lo em cliente. A etapa de captação de leads e criação da relação deve ser feita pelo departamento de marketing, em conjunto com o comercial – já que é deste último que virá a orientação sobre quais estratégias de comunicação funcionam e quais não funcionam no mercado.
Com conteúdo de qualidade, o relacionamento com seu potencial cliente torna-se valioso e, portanto, seu vendedor precisa estar bem treinado no momento da negociação. Essa comunicação entre departamentos é fundamental para identificar se o lead captado pelo marketing está dentro do público-alvo do escritório e, de fato, será convertido pelo comercial em cliente.

Demandas do departamento comercial contábil
Pela característica de estar sempre em contato com o mercado, o vendedor também tem potencial para identificar novos nichos de atuação. O departamento comercial deve ser o sensor de tudo que está acontecendo externamente, pois muitas vezes há nichos que não foram especificamente trabalhados pelo marketing, mas que são negócios que também precisam de um escritório contábil. Se você estiver preparado para entender suas dores e atendê-los, o primeiro passo é demonstrar isso por meio do seu vendedor.

Acompanhamento
Para que todas essas atividades sejam desenvolvidas de forma plena e com resultados, o acompanhamento é fundamental. Se seu escritório contábil é pequeno e conta com uma equipe de dois a três vendedores, é possível que você consiga geri-los. Mas se a ideia é contar com um departamento maior, pense na contratação de um gerente comercial para fazer o acompanhamento diário dos seus vendedores.
Outro ponto que você não deve esquecer: mantenha as equipes motivadas. O escritório contábil terá mais resultados se contar com pessoas engajadas, que acreditam no negócio e vêem propósito naquilo que fazem. E o papel de mantê-los motivados é sempre da liderança.

 

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