tecnologia na empresa contabil

Como usar a tecnologia na empresa contábil para se diferenciar

A tecnologia na empresa contábil proporciona agilidade nos processos, mas o papel de principal consultor do negócio também depende de relacionamento mais próximo com os clientes

 

Não adianta mais negar: a era digital chegou para ficar em nossas vidas, e não seria diferente com os negócios. Tem muita gente no mercado contábil aproveitando esse fato para criar serviços exclusivamente digitais e ampliando o portfólio do escritório pelo uso da tecnologia e da experiência digital do cliente. Porém, é fundamental enfatizar que o ganho de agilidade e uma possível redução de custos em alguns aspectos não substituem o olho no olho que o contador, como principal consultor dos negócios, deve sempre manter com seus clientes.

Com a expansão das contabilidades exclusivamente digitais, é importante usar a tecnologia como aliada para inovar nos modelos de negócio sem, contudo, eliminar o atendimento presencial. Afinal, clientes que enxergam a verdadeira importância de um contador não farão a migração para os modelos de escritório online.

Como, então, se diferenciar no mercado contábil nessa era digital? Nós trazemos algumas dicas para você, acompanhe:

 

1- Automatize o que pode ser automatizado

Com a contabilidade digital, a parte manual é automatizada e você entrega os serviços tradicionais em tempo hábil para prestar serviços de maior valor agregado. O mercado oferece uma série de plataformas online, softwares de gestão e aplicativos voltados para otimizar a execução de rotinas com precisão e economia de tempo. Por exemplo, a tecnologia na empresa contábil já permite a conferência automatizada de obrigações acessórias e principais, como a DCTF.

A importação de lançamentos contábeis é outro exemplo de processo passível de automação, que reduz horas extras. Outros benefícios da automação:

  • Otimização da produtividade da equipe;
  • Redução de erros;
  • Padronização dos resultados;
  • Retorno do investimento em pouco tempo;
  • Acompanhamento otimizado da rotina da equipe.

 

2- Aposte em tecnologias que aproximam o cliente

O contador deve estar sempre próximo de seus clientes, tanto para solucionar emergências quanto para tirar dúvidas e ajudá-lo a prever desafios. Utilizada de forma assertiva, a tecnologia na empresa contábil também pode otimizar esse papel consultivo. Plataformas de comunicação, como o WhatsApp, podem ser empregadas no escritório para facilitar o acesso às equipes de atendimento. Para isso, é preciso preparar os times e fornecer treinamento para que o contato aconteça de maneira clara, objetiva e que atenda às necessidades do cliente.

 

3- Personalize seus serviços

A tecnologia na empresa contábil permite que o gestor do escritório possa pensar em novos formatos de serviços, diversificados e cada vez mais personalizados. Com a digitalização de processos, checagem e formulação de indicadores, o contador pode investir mais energia para analisar o mercado e encontrar novas oportunidades para seus clientes. Um exemplo é a terceirização do BPO financeiro. A entrega de valor ao cliente acontece pela digitalização de todas as ações do departamento, otimizando as entregas, reduzindo tempo e custo com possíveis erros e atrasos.

 

4- Mantenha a proximidade e o papel de consultor

O contador deve estar próximo do cliente e do seu negócio, ajudando a pensar em novos produtos e serviços, a entender os movimentos de mercado e mostrando sempre o valor agregado da contabilidade, aquilo que só seu escritório é capaz de entregar ao cliente. Por isso, quando o assunto são as novas tecnologias e digitalização dos empreendimentos, o contador deve se apresentar como exemplo de gestor capacitado a usar as ferramentas em benefício do negócio.

 

Com a assessoria atualizada, o contador não precisa temer a perda de clientes para as contabilidades digitais. Esses modelos de negócio ainda enfrentam desafios para corresponder integralmente a todas as demandas dos clientes. E quando o contador apresenta todos os benefícios das tecnologias sem, contudo, eliminar o atendimento presencial, o cliente se sente mais seguro e sua fidelização acontece naturalmente.

 

marketing contábil

1 comentário em “Como usar a tecnologia na empresa contábil para se diferenciar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp