redes sociais para empresas contabeis

Redes sociais para contabilidade: conheça e evite esses erros

As redes sociais para contabilidade são fundamentais para a comunicação entre o contador e os clientes, que estão cada vez mais conectados no mundo digital; mas é preciso saber os limites para evitar atritos

 

Manter ativas as redes sociais para contabilidade é tão importante quanto ter um espaço físico para alocar colaboradores e receber clientes. Aos poucos o mundo online está se sobrepondo ao físico, e saber como se portar nesse universo é essencial para transparecer fidedignidade e profissionalismo. Portanto, alguns comportamentos devem ser evitados para aproximar clientes e prospects e, principalmente, não prejudicar a imagem do escritório de contabilidade. Conheça:

 

  • Evite conflitos

Um dos hábitos que mais prejudicam a marca de uma empresa no mundo digital é divulgar conteúdos ou opiniões sobre temas polêmicos, como política e religião. Isso porque são assuntos que podem suscitar conflitos, prejudicando a reputação da marca e de seus profissionais. Então, mesmo que o contador tenha uma opinião sobre um fato ou situação, se ela não fizer parte do posicionamento do escritório, não deve ser compartilhada nas redes.

 

  • Seja profissional

Profissionalismo deve vir sempre em primeiro lugar também no mundo online. As redes sociais para contabilidade devem refletir quais são as especialidades e serviços de assessoria para os clientes, portanto, fotos pessoais, mensagens de autoajuda e temas não pertinentes ao universo contábil devem ser evitados nas postagens e publicações.

Ao invés disso, as redes sociais devem exprimir os valores e serviços do seu escritório. Os conteúdos devem ter cunho informativo sobre legislação e obrigações descritas pelo fisco, servindo, assim, para conectar clientes e contadores de forma ágil e prestativa. Deu para perceber, então, que qualquer ação que foge desse propósito deve ser evitada.

Uma forma de garantir que as informações que o escritório compartilha em suas redes sociais são úteis para o dia a dia dos clientes é utilizar a plataforma Contas em Revista, que possui uma série de conteúdos e notícias com caráter informativo e de suporte para os empresários.

 

  • Engaje os seus colaboradores

Todo esse cuidado com as redes sociais do escritório deve ser repassado, também, para os colaboradores. Afinal, se eles estão ligados à marca, também devem ficar atentos à forma como compartilham seus conteúdos na internet, especialmente no caso de perfis abertos.

Para evitar que falhas de comunicação ou publicações indevidas aconteçam, o contador deve orientar todos os trabalhadores sobre boas práticas e hábitos nas redes sociais. Manter um portfólio profissional no LinkedIn, por exemplo, é uma atitude que deve ser incentivada. Já as fotos de família, passeios de fim de semana devem estar nos perfis privados de cada funcionário – e não nas redes que têm relação com o escritório.

 

  • Não seja invasivo

Outro hábito que tem potencial para prejudicar a reputação da marca nas redes sociais para contabilidade são as mensagens enviadas pelo WhatsApp ou Telegram. Muitos escritórios adotam a estratégia de criar grupos nessas plataformas para reunir clientes e colaboradores. Porém, o que deve ser evitado é o exagero nas mensagens. Essas plataformas são ferramentas importantes para manter uma comunicação rápida entre clientes e contadores, mas não podem ser usadas para compartilhar informações irrelevantes para os clientes ou mesmo os famosos cumprimentos diários: “bom dia”, “boa tarde”, ou mensagens religiosas. Parcimônia e profissionalismo devem andar juntos.

 

Seguindo essas dicas o contador tem em mãos uma rede social funcional e livre de hábitos que podem manchar a marca do escritório. As redes sociais são de grande valor para a comunicação entre empresas, mas é preciso sempre ter em mente que são um ambiente no qual qualquer passo em falso pode prejudicar o negócio em pouco tempo e alta escala.

Redes sociais para contabilidade: conheça e evite esses erros 1

2 comentários em “Redes sociais para contabilidade: conheça e evite esses erros”

  1. Bom dia!
    Dicas importantíssimas! Evitamos assuntos alheios à atividade profissional. Temos adotado como princípio utilizarmo-nos da plataforma “Contas em Revista” por duas razões principais: primeiramente, pelo conteúdo muito bom da plataforma e a segunda razão em decorrência da sobrecarga de trabalho do profissional da contabilidade que acaba não dando conta de produzir tais conteúdos.

  2. Olá, Geraldo! Ficamos contentes que você tenha gostado da matéria e, principalmente, que a plataforma esteja sendo tão útil. Nosso objetivo é facilitar a comunicação entre a sua empresa e seus clientes 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp