Saiba como elaborar uma proposta de serviços contábeis eficiente 2

Saiba como elaborar uma proposta de serviços contábeis eficiente

Transmitir o valor que seu escritório entrega aos clientes na proposta de serviços contábeis é um passo fundamental para fechar negócios.

 

A proposta de serviços contábeis é uma etapa crucial para que a empresa amplie sua carteira de clientes. Trata-se de um documento que formaliza a intenção de prestação de serviços para uma empresa e, por isso, deve conter um resumo detalhado de tudo o que inclui, bem como quais são as obrigações de ambas as partes para a boa prestação dos serviços de contabilidade.

 

Uma boa proposta de serviços contábeis básica deve conter:

  • Apresentação da empresa contábil, incluindo especializações, tempo de mercado e clientes referência (se possível, com depoimentos desses clientes).
  • Quais serviços serão oferecidos como escopo e a forma como esses serviços serão oferecidos, incluindo prazos e regras para entrega dos documentos por parte do cliente e da contabilidade e se esses documentos são físicos ou digitais, por exemplo. Esse é um excelente momento para falar sobre todas as responsabilidades do cliente, deixando bem claro o que compete a cada um, empresário e contador, e as consequências de o cliente não cumprir com a sua parte.
  • Valor dos honorários contábeis, que deve ser definido de acordo com a complexidade dos serviços que serão prestados ao cliente.
  • Serviços que não estão inclusos na proposta, mas que podem ser prestados mediante um valor adicional. Isso precisa estar claro para que o cliente não pense que tem direito a tudo na proposta de serviços contábeis com uma única mensalidade.
  • Validade da proposta de serviços contábeis, crucial para destacar por quanto tempo é possível manter esses valores sem reajustes e, assim, incentivar o fechamento do negócio.

 

No entanto, apenas esses itens não garantem o fechamento do contrato. Muito além de definir o escopo e o valor do serviço, quando bem elaborada, a proposta de serviços contábeis é capaz de transmitir o valor único, o diferencial que seu negócio oferece, além de trazer toda segurança necessária para as relações entre os contadores e o empreendedor contratante.

A contabilidade é um serviço necessário para qualquer negócio e, por isso mesmo, saber se diferenciar da concorrência é o que fará o seu escritório ganhar espaço nesse concorrido mercado. É na proposta de serviços contábeis que esse diferencial precisa estar explicito, pois, geralmente, o empreendedor tem pouco tempo ou familiaridade com esses temas e precisa entender exatamente o que ele ganha ao contratar o seu escritório, e não o da concorrência.

Para que o seu diferencial esteja explícito já na proposta, procure sempre mostrar em detalhes como o escritório contábil se destaca. Se você é especializado em algum segmento de mercado, ressalte essa informação. No caso do setor de saúde, por exemplo, mostre sua expertize em obtenção de alvarás e licenças de funcionamento, regimes tributários para o setor e distribuição de lucros. Cite também o tempo de mercado e possíveis casos de sucesso, como clientes importantes. Mencione, ainda, o papel consultivo da contabilidade como diferencial, já que ele o torna capaz de resolver todos os possíveis problemas relacionados à contabilidade do seu futuro cliente. Isso traz a segurança necessária para o fechamento de bons negócios.

 

Por falar em segurança, outro item que precisa estar em uma proposta de serviços contábeis eficiente é a carta de responsabilidade do administrador. Como o próprio nome já diz, trata-se de um documento que define as atribuições e responsabilidades de cada uma das partes de um contrato. Seu principal objetivo é estabelecer quais são os limites e diretrizes para incentivar o cliente a manter suas obrigações rigorosamente em dia.

Esse termo é muito importante porque, como você bem sabe, por lei, o profissional contábil é responsável juntamente com seu cliente por atos dolosos, ou seja, que causem danos a terceiros (art. 1177 do Código Civil, Lei n°10406/02). Esses atos nem sempre serão cometidos pelo cliente por má-fé, mas, independentemente das motivações, a carta fornece segurança e proteção para o contador.

 

Com essas dicas, é possível transformar a proposta de serviços contábeis num instrumento para o fechamento de bons negócios, ampliando sua carteira de clientes e, consequentemente, a reputação do escritório contábil no mercado.

 

marketing contabil

1 comentário em “Saiba como elaborar uma proposta de serviços contábeis eficiente”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp