Guia elaborado por entidade responsável por
aumentar a segurança na internet no Brasil é gratuito
Ataques de ransomware, que bloqueiam o acesso aos dados da empresa para exigir pagamento de resgate, cresceram 69% em 2024, segundo o estudo Digital Footprint Intelligence (DFI), elaborado pela empresa Kaspersky. Os prejuízos decorrentes do sequestro de dados vão da perda de dados e de credibilidade a prejuízos financeiros, vazamento de dados sensíveis e, até, encerramento das atividades.
A ameaça assume uma dimensão ainda maior no caso de pequenas e médias empresas (PMEs) que, com menos recursos financeiros disponíveis, não dão à segurança digital a devida prioridade.
Para tentar reduzir esse risco, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) lançou, em julho, o manual Ransomware: como se proteger. Com foco nas PMEs, mas útil a empresas de todos os portes, o guia é gratuito e detalha os vários aspectos de um ataque: como acontece, como se proteger, como detectar e como responder. O objetivo é subsidiar os gestores das empresas com informações que os ajudem a prevenir a ameaça.
O CERT.br é uma área do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade encarregada da operação do domínio.br, da distribuição dos números de IP (protocolo de internet) e do registro de Sistemas Autônomos no Brasil.