O marketing de um escritório contábil pode se beneficiar com uma estratégia bastante interessante: a pesquisa de mercado.
Saiba como ela pode auxiliar na tomada de decisões e como fazer para atingir os resultados esperados.
O que é pesquisa de mercado?
É um estudo do mercado onde o escritório está inserido, para analisar as oportunidades e as ameaças. Isso evita que a empresa se torne vulnerável e propensa aos insucessos.
Essa análise pode auxiliar na tomada de decisões do marketing, proporcionando crescimento. Por esse motivo, a pesquisa de mercado é ótima para criar estratégias ou até mesmo ajustá-las durante campanhas.
Como fazer uma?
Para saber dados sobre o comportamento dos clientes, dos concorrentes, dos fornecedores e do mercado em geral, uma pesquisa é bastante viável.
Ela pode ser aplicada pela elaboração de um questionário pelo escritório, para ser entregue a quem interessar. Assim, também se analisa a satisfação daquele público. Mas, como estamos na era digital, a pesquisa não precisa ser impressa: ela pode ser entregue digitalmente, por e-mail ou preenchimento de formulário online.
A pesquisa de mercado deve conter:
• Título
• Descrição dos objetivos
• Perguntas (diretas, indiretas e/ou de múltipla escolha)
Se você optar por ferramentas de formulários online (como Google e Survey Monkey), ótimo! Assim, poderá acompanhar as respostas no próprio aplicativo.
Você mesmo, juntamente com sua equipe de marketing, pode elaborar a pesquisa de mercado. Contudo, se desejar fazer um questionário mais elaborado, avançado, pode contratar uma empresa especializada nesse serviço. Entretanto, há muitas sugestões de pesquisas na internet, que podem ser úteis como modelos para o seu escritório se basear.
Recomendações fundamentais
Além do que já foi recomendado acima, alguns quesitos são importantes para que os resultados esperados para a pesquisa possam ser atingidos:
• Defina o público-alvo da pesquisa de mercado, e a envie para essas pessoas
• Decida como os dados serão coletados
• Prefira respostas diretas ou de múltipla escolha, para facilitar o preenchimento
• Faça um teste para avaliar a viabilidade da pesquisa
• Analise os resultados em gráficos, percentuais ou planilhas, para facilitar a compreensão.
Sempre que for necessário
Como citamos anteriormente, a pesquisa de mercado pode ser realizada sempre que for necessário, porque ela auxilia o escritório na tomada de decisões e proporciona o seu crescimento.