2 mitos e verdades da contabilidade online 2

2 mitos e verdades da contabilidade online

Serviço de contabilidade online cresce com avanço da internet e tem preços mais atrativos, mas é preciso atenção na hora de agregar o serviço à sua empresa

 

O crescimento da internet está transformando a forma como se faz negócios. A contabilidade online é um fruto dessa mudança. A proposta é prestar serviços contábeis por meio de ferramentas digitais, como sites, aplicativos e plataformas. A empresa contratante disponibiliza as informações por meio dessas ferramentas para que o contador realize todos os serviços contábeis em um ambiente totalmente digital.

Como em toda mudança, essa modalidade enfrenta desafios – o principal deles relacionado à suposta confiança e qualidade proporcionadas pela presença física de um escritório ou contador. Por isso, preparamos esse material que reúne os principais mitos e verdades sobre a contabilidade online.

Mitos

Contabilidade online é ilegal.
Não importa se o serviço contábil é digital ou tradicional, todos os escritórios e seus profissionais estão sujeitos às regras do Conselho Federal de Contabilidade. Além disso, é obrigatório que a empresa tenha cadastro junto aos órgãos reguladores e se submeta às fiscalizações.

A qualidade e a efetividade do serviço de contabilidade online são inferiores.
A digitalização e a automação das informações agilizam as atividades e proporcionam eficiência. Escritórios digitais têm, em geral, diversos canais de comunicação com o cliente para solução de possíveis pendências, como telefone, e-mail e chat da própria plataforma. O segredo está em oferecer canais que sua empresa já esteja acostumada, pelo menos no começo.

Verdades

A contabilidade online é mais barata.
Em geral, sim. Isso porque o serviço é otimizado e o fato de não haver interação direta com o cliente em todos os momentos, como telefonemas e reuniões presenciais, contribui para a redução dos valores. No entanto, esse formato pode não atender à todas as necessidades do cliente. É preciso estar atento para não cobrar barato e acabar realizando o atendimento e/ou serviço de forma indevida.

A contabilidade online depende não apenas do escritório, mas também do cliente.
O contador é totalmente dependente das informações prestadas pela empresa. Por isso, o sucesso de um serviço online depende do comprometimento de ter uma plataforma onde o cliente possa inserir as informações necessárias, pois sem elas o contador não pode atuar.

A escolha pelo modelo de escritório digital ou físico passa pela avaliação das necessidades e do perfil da empresa. Mas uma coisa é certa: a tendência de expansão da contabilidade online, assim como dos demais modelos de negócio digitais, não tem volta.

2 mitos e verdades da contabilidade online 3

1 comentário em “2 mitos e verdades da contabilidade online”

  1. Creio que daqui +/- uns cinco anos……também não teremos mais que ter funcionários, como na escrita fiscal e contábil…. tudo será executado por robôs…através de aplicativos….seria ótimo para nos empresários contábil, que teremos um serviços sem erros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat - WhatsApp