Estratégia de marketing digital contábil atende a novo perfil do consumidor, que está muito mais conectado devido ao avanço da internet no País
Quase 70% das residências no Brasil têm acesso à internet, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com brasileiros cada vez mais conectados, cresce também a importância de as empresas, incluindo os escritórios contábeis, construírem presença digital. A estratégia para esse fim é o marketing digital, que se difere do convencional porque usa canais online e análise dos resultados em tempo real.
O marketing digital é cada vez mais necessário por conta de uma mudança no perfil de consumo da sociedade, influenciada pelo crescimento da internet. Antes dessa expansão, para que um empresário pudesse conhecer o seu escritório contábil, ele teria que ir fisicamente até você. Atualmente, porém, estima-se que 60% do processo de aquisição de um produto ou serviço já foi realizado antes mesmo desse primeiro contato.
O marketing digital é uma opção viável para escritórios contábeis por não necessitar de altos investimentos. Segundo pesquisa da Demand Metric, empresa internacional de software para marketing digital, o modelo é 62% mais barato e gera três vezes mais leads – os potenciais clientes – do que o marketing tradicional.
Como aplicar o marketing digital
Entre as estratégias de marketing digital mais utilizadas estão o marketing de conteúdo, o e-mail marketing, as mídias sociais, a otimização de conversão (CRO) e o marketing de busca (SEM).
O marketing de conteúdo tem como foco a produção de informações relevantes para o seu público-alvo, aliadas à divulgação nas mídias sociais. Leia mais sobre ele aqui.
Já o e-mail marketing é uma mensagem comercial enviada diretamente por e-mail. É importante ficar atento ao público que receberá essa comunicação. Focar em clientes ou potenciais clientes e personalizar as mensagens de acordo com o perfil é o mais indicado, já que e-mails de listas compradas geram pouco engajamento.
A otimização de conversão (Conversion Rate Optimization – CRO) relaciona o número de clientes que entram em contato com seu escritório contábil àqueles que, de fato, fecham negócio com você. E o marketing de busca, ou SEM, tem como objetivo fazer com que seu site apareça com prioridade nas buscas na internet. Para isso, pode-se fazer investimento direto ou usar estratégias de SEO (Search Engine Optimization), aliadas ao marketing de conteúdo.
Independentemente das ferramentas escolhidas pelo seu escritório contábil, é preciso ter claro que o novo consumidor exige a sua presença na internet. E o marketing digital é a melhor forma de responder a essa demanda cada vez mais crescente.