Escolher bem formato, tema e plataforma, além de investir em divulgação, é fundamental para ampliar o engajamento com o conteúdo da live de contadores
Com o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, as lives ganharam destaque na estratégia de marketing de empresas de variados setores. Os conteúdos ao vivo são um importante canal de transmissão de conhecimentos relevantes para o seu público-alvo, além de ampliar a percepção de valor da marca. Por isso, a live de contadores deve ser elaborada de forma a reforçar o perfil do seu escritório contábil como principal assessor dos clientes.
Mas, com tantas lives acontecendo em diversos canais, como fazer se destacar?
Seguindo esses quatro passos fundamentais, é possível oferecer um conteúdo de relevância para seu público. Conheça:
Passo 1: definição de formato e tema
As lives são vídeos produzidos ao vivo e transmitidos pelas redes sociais ou outras plataformas específicas, como Zoom e Webex. Portanto, os formatos são variados, sendo os principais os de palestras, debates e entrevistas. Definir qual deles você quer transmitir é fundamental para garantir o sucesso da live de contadores. Conheça um pouco mais sobre cada um:
Palestras – Uma ou mais pessoas apresentam um determinado tema por um tempo definido, podendo ou não abrir para perguntas do público após a fala.
Debates – Dois ou mais participantes conversam sobre um determinado tema, respondendo alternadamente tópicos ou perguntas sobre ele por um tempo determinado. Também pode ter um espaço destinado para perguntas do público, que pode ser no final ou mesmo entre um tópico predefinido e outro.
Entrevistas – Nesse formato, uma pessoa pergunta e outra responde, como o próprio nome sugere. Pode, também, comportar perguntas do público.
A live do contador deve, ainda, ser amparada por um roteiro, garantindo, assim, que você passará ao seu interlocutor todas as informações planejadas. Esse roteiro deve conter dados que apresentam o tema, como datas importantes para o empresário ou mudanças em uma determinada legislação ou tributo. Se optar por um formato de entrevistas ou debates, o roteiro também deve conter as perguntas que serão feitas aos participantes e o possível direcionamento das respostas. A recomendação é que o tempo de duração não ultrapasse uma hora, para que a live não se torne cansativa.
Passo 2: escolha da plataforma
A live de contadores pode ser transmitida pelo Facebook, Instagram, YouTube ou em mais de uma rede simultaneamente.
No caso do Facebook, a opção de gravar um vídeo ao vivo está na aba de nova publicação. Para o Instagram, a live de contadores pode ser produzida seguindo estas etapas:
- Deslize a tela do aplicativo para a direita até o acesso à câmera do Stories;
- Abaixo dela, à esquerda da opção normal, aparecerá um botão com a palavra Live (ou “ao vivo”);
- Ao clicá-la, o Instagram fará o teste de conectividade com a internet;
- Executada a verificação, será iniciada uma contagem regressiva para que o usuário esteja pronto para o início da live;
- Clique em “terminar” e confirme para encerrar a transmissão.
No caso do Instagram, antes de iniciar a live, selecione a opção “salvar no rolo da câmera” nas configurações de story. Dessa forma, você terá a garantia de que o vídeo poderá ser acessado em sua totalidade após o encerramento. O material pode ser postado na ferramenta IGTV – criada para essa finalidade de vídeos mais longos – e servir como conteúdo para impulsionar o marketing digital do escritório, por meio da criação de postagens com trechos mais relevantes da live no feed do Instagram.
Outras ferramentas, como Youtube, Zoom e Webex (as duas últimas pagas, mas abertas neste momento de pandemia) reúnem especificações distintas para divulgação, transmissão e gravação do vídeo. O importante é pesquisar todas as alternativas antes de definir qual delas se encaixa melhor para a live de contadores alcançar o público-alvo.
Passo 3: divulgação
O próximo passo é divulgar nas redes sociais do escritório as informações sobre a live, tais como tema, participantes, data e horário. Invista em uma imagem que represente o assunto escolhido e, se possível, pense em fazer postagens patrocinadas para aumentar o engajamento.
Além disso, na divulgação, você pode convidar os internautas a enviarem dúvidas e comentários previamente aos participantes, o que facilita o trabalho de produção de roteiro e também amplia o engajamento com o seu público. O compartilhamento da divulgação deve começar pelo menos uma semana antes da live.
Passo 4: transmissão
No dia da live, é indicado escolher um ambiente com fundo neutro, sem barulhos ou ecos e com qualidade de luz (evite janelas ao fundo). Mantenha contato visual e faça o correto enquadramento, olhando de um ângulo reto para a câmera. Além disso, a internet deve ter velocidade de, no mínimo, 3MB de upload para transmissões simples e, para HD, 8MB de conexão estável.
Durante a live, considere o acesso de internautas que ingressaram após o início do conteúdo. Portanto, no decorrer da live, é importante que você relembre o tema do vídeo e, no caso de debate ou entrevista, também o nome dos participantes.
Ao colocar essas dicas em prática, as lives se tornarão uma ótima ferramenta para ampliar o relacionamento com seus clientes e reforçar o posicionamento digital do seu escritório contábil.