IRPF 2024

IRPF 2024: 6 estratégias para empresas contábeis

Aproveite a declaração do IRPF 2024 como uma oportunidade estratégica para fortalecer relacionamentos e oferecer serviços personalizados aos seus clientes

 

O início do ano é marcado pelo período de Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF 2024) e, para empresas contábeis, essa época oferece oportunidades bastante valiosas. É o momento perfeito para que os gestores explorem as oportunidades para conquistar novos clientes, fidelizar os atuais e fortalecer sua presença no mercado.

 

  1. Comunicação clara e eficaz

 A comunicação transparente é a base de qualquer relacionamento profissional. Durante o período de declaração, as empresas contábeis devem se esforçar para se comunicar de forma clara e eficaz com seus clientes. Eis algumas dicas:

  • Agende conversas: além de e-mails e mensagens, agende reuniões presenciais ou virtuais com os clientes. Isso permite esclarecer dúvidas, entender suas necessidades específicas e construir confiança.
  • Linguagem acessível: evite jargões técnicos. Explique os processos de forma simples e acessível. Lembre-se de que poucas pessoas possuem o conhecimento técnico e, por isso, quanto mais simples e objetiva for a explicação, melhor para a relação entre a empresa e seus clientes.

 

  1. Orientações personalizadas

Cada cliente é único e suas situações financeiras também. Por isso, é muito importante que a empresa contábil ofereça orientações personalizadas para o perfil e as necessidades de cada um desses clientes:

  • Faça uma análise individualizada: avalie a situação financeira de cada cliente. Identifique possíveis oportunidades de economia fiscal e sugira estratégias específicas.
  • Prazos e documentação: informe com antecedência os prazos e a documentação necessária para a declaração. Quanto mais a empresa contábil facilitar o processo para seus clientes, melhor.

 

  1. Serviços adicionais

A declaração do IRPF 2024 é uma excelente oportunidade para oferecer serviços adicionais como, por exemplo, uma consultoria financeira personalizada, onde a empresa contábil pode ajudar os clientes a tomar decisões financeiras mais inteligentes. A empresa pode oferecer consultoria sobre investimentos, previdência e outros temas relevantes, de acordo com as necessidades do cliente.

 

  1. Relacionamentos em longo prazo

A declaração do IRPF 2024 é um ponto de contato anual, por isso, é muito importante que a empresa contábil utilize-o para construir relacionamentos mais duradouros:

  • Acompanhamento pós-declaração: após a entrega da declaração do IRPF 2024, continue acompanhando seus clientes. Ofereça suporte durante todo o ano e mostre-se disponível para esclarecer dúvidas mais pontuais ou para prestar outros serviços.
  • Eventos e workshops: organize eventos ou workshops sobre finanças pessoais ou sobre outros temas que podem ser relevantes ao público. Isso fortalece os laços e demonstra seu compromisso com o sucesso deles.

 

  1. Divulgação inteligente

Aproveite o momento para divulgar os serviços da empresa contábil:

  • Redes sociais: compartilhe dicas, esclareça as dúvidas mais comuns e mostre todo o seu conhecimento e expertise nas redes sociais. Isso aumenta o nível de confiança do cliente.
  • E-mail marketing: envie newsletters informativas sobre a declaração e outros temas relevantes. E nesse ponto, a plataforma Contas em Revista pode auxiliar você a utilizar essa estratégia com muito mais praticidade. Saiba mais aqui.

 

  1. Feedback contínuo

Peça feedback aos seus clientes:

  • Pesquisas de satisfação: após a declaração do IRPF 2024, envie pesquisas de satisfação, que podem ser feitas através de perguntas abertas por e-mail ou whatsapp, ou também através dos formulários gratuitos fornecidos pelo Google. Use os insights para melhorar os seus serviços e oferecer novidades no ano que vem.
  • Aprendizado constante: esteja aberto a aprender com seus clientes. A melhoria contínua é essencial para o sucesso da empresa contábil.

 

O IRPF 2024 é mais do que um simples processo burocrático. Quando bem aproveitado, o período se torna uma excelente oportunidade para empresas contábeis se destacarem, construírem relacionamentos sólidos e oferecerem serviços de qualidade. Com uma abordagem estratégica, é possível transformar essa época em um período de crescimento, sucesso e de construção de novas relações.

 

marketing contabil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp