indicadores de desempenho para contabilidade

Indicadores de desempenho para contabilidade: conheça os 4 principais

Assim como qualquer negócio, os indicadores de desempenho para contabilidade são fundamentais para manter a organização do trabalho e o foco na sustentabilidade

 

Para crescer e ganhar escala, qualquer empreendimento precisa ter metas que orientem a operação e apresentem os pontos que devem ser aprimorados. Dentro dessa lógica, os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator), servem para auxiliar o controle das atividades e manter as equipes focadas na entrega de resultados. E como a contabilidade é a mais importante assessora dos empreendimentos, é imprescindível que ela se mostre como exemplo a ser seguido pelos clientes e saiba aplicar os principais indicadores.

É claro que para cada tipo de projeto e departamento existem objetivos e métricas próprias. Por exemplo, se você quiser conhecer os indicadores de desempenho para avaliar sua estratégia de comunicação e marketing, esse artigo pode ajudar você. Agora, pensando o negócio de maneira mais ampla, vamos conhecer alguns dos principais indicadores de desempenho para a contabilidade e sua importância dentro da operação:

 

NPS

A satisfação dos clientes é determinante para o faturamento e sustentabilidade, certo? E o NPS (Net Promoter Score) é justamente um indicador de desempenho para contabilidade que visa avaliar o feedback dos clientes com relação aos serviços, produtos e relacionamento com o escritório e profissionais de atendimento. Esses valores são medidos por meio de pesquisas de satisfação, nas quais as taxas podem ser assim interpretadas:

De 0 a 10, como seu cliente avalia o escritório:

  • 0 a 6: clientes não totalmente satisfeitos;
  • 6 a 8: podem ser considerados neutros;
  • 8 a 10: totalmente satisfeitos.

 

LFT (Lifetime Value)

Esse indicador de desempenho para contabilidade avalia o valor do cliente com relação ao seu tempo junto ao escritório. Ou seja, o LFT permite que o gestor contábil defina os clientes mais valiosos para o retorno do negócio. O cálculo pode ser feito da seguinte forma:

  • Multiplica-se o valor médio do serviço, pelo número de pedidos e pagamentos e também pelo tempo de relacionamento com o cliente.

O resultado auxilia o contador a entender quais são os clientes que demandam mais do escritório e que, por isso, estão há mais tempo na carteira.

 

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Com o ROI é possível avaliar o retorno com relação às atividades e investimentos realizados pelo escritório contábil. A fórmula também é simples:

ROI = (receita – custo)/custo.

Com esse valor também é possível metrificar a produtividade das diferentes atividades do negócio.

 

Lucratividade

Não existe uma fórmula única para os indicadores de desempenho para contabilidade. É preciso atualizar os conhecimentos e entender quais métricas podem ser aplicadas. Só que, assim como a taxa de satisfação dos clientes e a avaliação do investimento, a produtividade do escritório é medida pela lucratividade. E aqui temos alguns dos cálculos mais utilizados na gestão dos negócios:

  • Ebit (Earnings Before Interest and Taxes, ou lucros antes de juros e impostos);
  • Ebitda (Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, ou lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização);
  • Margem Operacional;
  • Margem de Lucratividade Bruta;
  • Margem de Lucratividade Líquida;

 

Os indicadores de desempenho para contabilidade são muito importantes para tomada de decisão, como visto. Existem outras taxas que auxiliam a medir o andamento do escritório, por exemplo:

  • Indicador de eficiência;
  • Indicador de competitividade;
  • Indicador de capacidade;
  • Indicador de qualidade.

Por isso, é preciso ter as informações compiladas e organizadas de cada departamento para que os cálculos possam refletir a realidade da empresa. Dessa forma, entra em jogo outra habilidade do gestor contábil: liderança. As equipes precisam compreender a importância dos indicadores e atuar no sentido de organizar de forma clara os dados de cada ação e área.

 

marketing contábil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp