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Google Meu Negócio para empresas contábeis: saiba como criar um perfil

Ferramenta gratuita, o Google Meu Negócio para empresas contábeis é uma das melhores estratégias para potencializar e dar visibilidade ao escritório

 

É muito provável que você faça uma pesquisa no Google antes de comprar algum produto ou serviço. Afinal, esse é um hábito compartilhado por nove em cada dez brasileiros, conforme pesquisa feita pela Math Ads. Para o escritório contábil, portanto, não basta apenas estar na lista de pesquisas da plataforma. É preciso entregar informações sobre a marca, serviços e qualidade, por exemplo, criando uma identificação com os prospects para, assim, ampliar as chances de convertê-los em clientes.

Atualmente, o Google Meu Negócio (ou Google My Business) é apontado como uma das melhores ferramentas para conversão de clientes, que também apresenta outros benefícios. Mas, primeiro, é preciso compreender como ela funciona e o que é necessário para gerar valor por meio dessa inovação.

 

O que é?

O Google Meu Negócio para empresas contábeis é uma funcionalidade gratuita desenvolvida pelo próprio Google. Ela facilita encontrar um negócio na rede de pesquisa do Google e do Google Maps. Uma vez que o escritório está cadastrado nesse mecanismo de busca, os internautas terão acesso aos dados básicos, tais como: endereço, localização pelo GPS, telefone para contato, horário de funcionamento, serviços disponíveis, comentários de outros clientes, entre outros.

Na rede de pesquisas, a página da empresa cadastrada no Google Meu Negócio aparece na lateral direita da página, em um box com as informações principais. Já no mapa, a empresa contábil é destacada através de um pin, com o nome do escritório no endereço do local. Veja abaixo:

Página de busca:

google meu negocio para empresas contabeis

 

Página de mapas:

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Outro aspecto importante do Google Meu Negócio é a interação. Ali o gestor da conta consegue responder a comentários de clientes e prospects, tirar dúvidas, divulgar eventos e fotos. Para que essa tecnologia traga bons resultados para o escritório de contabilidade, no entanto, é fundamental investir tempo e desenvolver estratégias de marketing digital.

 

Como criar uma conta no Google Meu Negócio?

O primeiro passo para usufruir das vantagens da ferramenta é criar uma conta no Google Meu Negócio para a empresa contábil. Acesse o site https://google.com.br/business e clique em Gerenciar Agora. Todo o processo é autoexplicativo. Serão solicitadas algumas informações sobre a empresa, como dados de contato e endereço.

 Importante: o Google Meu Negócio foi criado para empresas com ou que atendem no próprio cliente. Isso porque quando uma pessoa pesquisar por escritório contábil no Google Maps, seu negócio será apontado como uma das alternativas. Apesar disso, a ferramenta também funciona muito bem para prestadores de serviço que trabalham exclusivamente (ou principalmente) online.

Basicamente, você terá que seguir esse passo a passo:

  • Após clicar em Gerenciar Agora, faça o login ou crie uma conta no Google;
  • Insira o nome do escritório contábil e clique em Próxima (o Google poderá apresentar algumas opções já existentes no cadastro);
  • Insira o endereço e posicione um marcador no mapa (isso facilitará as buscas dos clientes);
  • Em seguida, um campo de pesquisa será exibido para selecionar a categoria do negócio;
  • Depois disso, será solicitado o telefone e a URL do escritório de contabilidade (a ferramenta também oferece a opção de criar um site gratuito);
  • Clique em continuar e siga as instruções para confirmar a inscrição e o vínculo com a empresa.

Agora, conheça algumas dicas para potencializar a autonomia do escritório pela ferramenta.

 

  1. Compartilhe conteúdos

Uma das formas de alimentar o Google Meu Negócio para empresas contábeis é compartilhar imagens do negócio: publique fotos da parte externa e interna do escritório, imagens das equipes, de treinamentos realizados, entre outros. A ideia aqui é mostrar o dinamismo do negócio e, também, seu lado mais humano. Portanto, crie uma agenda de postagens (semanal, quinzenal, etc.). A qualidade das mídias (fotos e vídeos) também é levada em consideração para o ranqueamento.

 

  1. Responda aos comentários

 A performance do escritório é apresentada aos clientes no perfil do Google Meu Negócio. Assim, é muito importante que a empresa responda aos comentários, apresente seus diferenciais nessa interação e mostre o quão engajado está o escritório com o mundo online.

 

  1. Mantenha suas informações atualizadas

Endereço, horários de funcionamento especiais (feriados, por exemplo), site e todas as informações sobre o negócio devem ser constantemente atualizadas para oferecer confiança aos internautas. Alguns atributos também podem ser adicionados, como a disponibilidade de wi-fi no escritório. Se um cliente precisar se conectar dentro de seu estabelecimento, é importante que ele saiba que ali ele terá essa garantia. A descrição do negócio também conta no ranqueamento pelo Google Meu Negócio para empresas contábeis. Para isso, seja direto e descreva principalmente os pontos fortes e diferenciais do escritório.

 

Insights

O Google Meu Negócio também permite que os administradores do perfil tenham acesso a métricas de desempenho. Por exemplo, com essa funcionalidade é possível compreender como os clientes encontram seu escritório:

  • Pesquisa direta: é quando o internauta pesquisa especificamente o nome ou endereço do escritório;
  • Pesquisa de descoberta: acontece quando o cliente busca pela categoria do negócio, no caso, contabilidade. Aqui entra a importância de manter os dados atualizados, a alimentação com fotos e vídeos e a interação, para que o Google possa ranquear melhor a empresa contábil;
  • Pesquisa de marca: isso ocorre quando o internauta faz a pesquisa pela marca do negócio ou outra relacionada a ele;
  • Total de pesquisas: trata-se do somatório dos tipos de todas as pesquisas anteriores.

Além disso, o Google Meu Negócio oferece insights para que o escritório melhore o ranqueamento e seja encontrado com mais facilidade. Também são disponibilizados números como cliques no botão de chamadas, conversas por mensagens e o total de interações.

 

O Google Meu Negócio para empresas contábeis é uma ótima ferramenta para aquelas que querem ser encontradas pelos clientes, oferecendo também a oportunidade de ampliar o engajamento e a fidelização. Quando todas as estratégias são bem aplicadas, essa tecnologia aproxima quem precisa de um contador e os escritórios que oferecem a melhor experiência online, agregando valor e inovação aos serviços em tempos digitais.

 

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