gatilhos mentais no marketing contabil

Como aplicar gatilhos mentais no marketing contábil

Apesar de serem parte da estratégia de conversão de clientes, os gatilhos mentais no marketing contábil devem ser usados com parcimônia

 

A economia está fragilizada por conta da crise causada pelo coronavírus. Os clientes estão reduzindo os investimentos e procurando por serviços contábeis mais acessíveis. Conquistar um novo cliente nunca foi tão difícil. Por isso, o marketing contábil se tornou fundamental para empresas que querem permanecer sustentáveis. Se você não sabe o que é um gatilho mental, acabou de experimentar um.

De forma geral, são expressões que remetem a sentimentos (muitas vezes relacionados a possíveis dores) ou lembranças. Causam emoções que implicam uma tomada de decisão – o que muitas vezes pode ser fechar um acordo ou ampliar o contrato de serviços. Os gatilhos mentais no marketing contábil podem ser utilizados para maximizar o número de conversão de clientes, tocando na dor do prospect para mostrar que a sua empresa possui a solução.

Quando se trata de sentimentos, contudo, é preciso redobrar atenção. Quando utilizados em excesso, os prospects podem sentir-se desconfortáveis, à margem da dinâmica do mercado e, assim, evitar a proximidade com o escritório de contabilidade que aplicou o gatilho. Por isso, os gatilhos mentais para marketing contábil devem ser usados de forma estratégica e com segurança. Caso contrário, podem surtir efeitos indesejados e afastar potenciais clientes.

 

Vantagens

Os tipos de gatilhos mentais frequentemente mais utilizados são: autoridade, urgência, escassez, novidade e antecipação. Perceba que as expressões estão diretamente ligadas a sentimentos que pedem por uma ação. Dentro do marketing contábil, contudo, os gatilhos mentais devem ser aplicados de forma natural. Ou seja, o conteúdo não deve se apresentar como imposição ou ditatorial para a compra. Devem apenas despertar o interesse e a necessidade de tomar uma decisão.

 

Reciprocidade

Uma forma de aplicar os gatilhos mentais e evitar os sentimentos indesejados é demonstrar reciprocidade. Os blogs corporativos são bons ambientes em que essa estratégia pode ser utilizada. Isso significa entregar informação e conteúdo que gera valor para os clientes. Esse é o princípio da reciprocidade: entregar algo valioso sem esperar nada em troca. Além disso, reforça ainda mais o papel da contabilidade como principal assessor dos empreendimentos.

 

Prova social

Outro importante princípio dos gatilhos mentais é a prova social. Como seres humanos, é natural que as pessoas sigam tendências, gostem daquilo que a maioria prefere. Nesse sentido, o gatilho consiste em apresentar um serviço que boa parte do mercado está utilizando. E, assim, conquistar a atenção do prospect e potencializar tomada de decisão. Novamente, assim como todos os demais gatilhos mentais, o princípio da prova social deve ser utilizado de forma estratégica para não passar o sentimento negativo de modismo.

 

Ao adotar a aplicação de gatilhos mentais no marketing contábil, deve levar em consideração a importância do suporte e trabalho de assessoria que a contabilidade representa para as empresas. Por isso, a parceria é um exemplo de gatilho que pode apresentar maior probabilidade de ativar sentimentos positivos. Afinal, com os desafios do mercado, os empreendedores buscam recursos para auxiliá-los na sustentabilidade e segurança dos negócios.

 

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