Apesar de serem parte da estratégia de conversão de clientes, os gatilhos mentais no marketing contábil devem ser usados com parcimônia
A economia está fragilizada por conta da crise causada pelo coronavírus. Os clientes estão reduzindo os investimentos e procurando por serviços contábeis mais acessíveis. Conquistar um novo cliente nunca foi tão difícil. Por isso, o marketing contábil se tornou fundamental para empresas que querem permanecer sustentáveis. Se você não sabe o que é um gatilho mental, acabou de experimentar um.
De forma geral, são expressões que remetem a sentimentos (muitas vezes relacionados a possíveis dores) ou lembranças. Causam emoções que implicam uma tomada de decisão – o que muitas vezes pode ser fechar um acordo ou ampliar o contrato de serviços. Os gatilhos mentais no marketing contábil podem ser utilizados para maximizar o número de conversão de clientes, tocando na dor do prospect para mostrar que a sua empresa possui a solução.
Quando se trata de sentimentos, contudo, é preciso redobrar atenção. Quando utilizados em excesso, os prospects podem sentir-se desconfortáveis, à margem da dinâmica do mercado e, assim, evitar a proximidade com o escritório de contabilidade que aplicou o gatilho. Por isso, os gatilhos mentais para marketing contábil devem ser usados de forma estratégica e com segurança. Caso contrário, podem surtir efeitos indesejados e afastar potenciais clientes.
Vantagens
Os tipos de gatilhos mentais frequentemente mais utilizados são: autoridade, urgência, escassez, novidade e antecipação. Perceba que as expressões estão diretamente ligadas a sentimentos que pedem por uma ação. Dentro do marketing contábil, contudo, os gatilhos mentais devem ser aplicados de forma natural. Ou seja, o conteúdo não deve se apresentar como imposição ou ditatorial para a compra. Devem apenas despertar o interesse e a necessidade de tomar uma decisão.
Reciprocidade
Uma forma de aplicar os gatilhos mentais e evitar os sentimentos indesejados é demonstrar reciprocidade. Os blogs corporativos são bons ambientes em que essa estratégia pode ser utilizada. Isso significa entregar informação e conteúdo que gera valor para os clientes. Esse é o princípio da reciprocidade: entregar algo valioso sem esperar nada em troca. Além disso, reforça ainda mais o papel da contabilidade como principal assessor dos empreendimentos.
Prova social
Outro importante princípio dos gatilhos mentais é a prova social. Como seres humanos, é natural que as pessoas sigam tendências, gostem daquilo que a maioria prefere. Nesse sentido, o gatilho consiste em apresentar um serviço que boa parte do mercado está utilizando. E, assim, conquistar a atenção do prospect e potencializar tomada de decisão. Novamente, assim como todos os demais gatilhos mentais, o princípio da prova social deve ser utilizado de forma estratégica para não passar o sentimento negativo de modismo.
Ao adotar a aplicação de gatilhos mentais no marketing contábil, deve levar em consideração a importância do suporte e trabalho de assessoria que a contabilidade representa para as empresas. Por isso, a parceria é um exemplo de gatilho que pode apresentar maior probabilidade de ativar sentimentos positivos. Afinal, com os desafios do mercado, os empreendedores buscam recursos para auxiliá-los na sustentabilidade e segurança dos negócios.