EUA impõem tarifa de 50% sobre exportações brasileiras

EUA impõem tarifa de 50% sobre exportações brasileiras

Governo e setores envolvidos estudam como reagir à taxação,
que passa a valer dia 1º

Dia 9, o governo norte-americano comunicou a aplicação de tarifa de 50% sobre as exportações do Brasil para os Estados Unidos. A tarifação foi recebida com surpresa, uma vez que a balança comercial vem sendo favorável aos EUA há 16 anos.

A medida impacta negativamente empregos, produção, investimentos e inflação em ambos os países.

Dia 15, o governo publicou o Decreto nº 12.551/25, regulamentando a Lei nº 15.122/25 (Lei da Reciprocidade). No mesmo dia, um comitê interministerial criado para esse fim iniciou reuniões com empresários da indústria e da agropecuária para definir ações conjuntas no sentido de negociar a tarifa ou, ao menos, adiar sua aplicação. Haverá, ainda, encontros com empresários dos EUA que também serão afetados pela medida.

O governo brasileiro afirma que sua prioridade é negociar a tarifa, mas já estuda medidas de apoio para os setores afetados (indústria e agropecuária) e de aplicação da Lei da Reciprocidade prevendo a possibilidade de as negociações não se concretizarem.

Dados da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) apontam que São Paulo será o Estado mais atingido. Na sequência vêm Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Font Resize
Chat - WhatsApp