Ações de endomarketing ou marketing interno otimizam engajamento de profissionais e refletem nos resultados da empresa.
Colaboradores engajados são uma das principais formas de o escritório contábil garantir a excelência na prestação dos serviços e, consequentemente, ter reflexos nos resultados financeiros. Um dos caminhos para criar esse engajamento é o endomarketing.
Também chamado de marketing interno, trata-se de uma estratégia de marketing institucional focada em ações internas da empresa. O objetivo é melhorar a imagem da marca entre os colaboradores, culminando em uma equipe motivada e com a produtividade ampliada. O conceito ainda diminui o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e facilita a atração de profissionais altamente qualificados para o escritório contábil.
Veja dicas de como implementar uma estratégia de endomarketing no escritório contábil:
● Una o endomarketing ao RH
O marketing interno depende da atuação conjunta dos dois departamentos. O de recursos humanos identifica quais são as necessidades dos colaboradores, transformando problemas em possibilidades de melhora e trabalhando para garantir o melhor ambiente de trabalho. O de marketing é o responsável pela execução das ações e por medir os resultados.
● Pesquise os anseios de seus colaboradores
Para que as ações reflitam na rotina dos funcionários, é preciso primeiro entender o que eles desejam para tornar o ambiente de trabalho melhor. Uma forma é promover uma pesquisa de clima e coletar dados que vão permitir a criação da estratégia. Essa pesquisa deve ser feita antes, durante e depois das ações.
● Crie ações de endomarketing com base nas necessidades
Após entender o que o colaborador precisa, é hora de desenhar as ações de endomarketing específicas para o escritório contábil. Dentre as práticas mais comuns estão o treinamento de equipes, que auxilia no nivelamento dos colaboradores, além da promoção de troca de experiências e aumento da interação no dia a dia, com campanhas em datas comemorativas e divulgação dos serviços prestados pela empresa, por exemplo.
● Invista em bonificações por resultados
A bonificação por resultados é feita de acordo com o desempenho de cada integrante da equipe, e é uma forma de mostrar que a empresa realmente reconhece os esforços diários dos colaboradores a fim de decolar os negócios.
Uma política bem estruturada de endomarketing garante mais que colaboradores felizes: ela mostra a maturidade de gestão do escritório contábil e garante seu crescimento com sustentabilidade.