O empreendedorismo contábil é a realidade de muitos profissionais formados na área. Mas quais são os primeiros passos?
Muito além das dicas de marketing contábil disseminadas por Contas em Revista, está o incentivo ao empreendedorismo que precede um trabalho de marketing e está presente na vida de qualquer empresário ou profissional do ramo. Seja qual for a área de atuação, o empreendedorismo sempre é um desafio para aqueles que o escolhem. Não basta somente ter o seu próprio escritório e atender seus clientes, é preciso adotar uma postura verdadeiramente empreendedora, com posicionamento inovador e criativo.
E quais são os primeiros passos para o empreendedorismo contábil? Qual o melhor caminho? Por onde devo começar? Estas e outras perguntas estão sempre presentes no início de uma jornada empreendedora, mas é preciso estar por dentro de algumas questões.
No empreendedorismo contábil, ser um excelente profissional não é o bastante. Também é preciso entender de gestão, ter espírito criativo, saber liderar e trabalhar o marketing pessoal. Entender de tecnologia, saber desmitificar os SPEDs e conseguir gerir uma equipe, são qualidades que um empreendedor contábil deve procurar desenvolver.
Outra questão importante no empreendedorismo contábil é ter uma visão global e atualizada dos processos, além de conhecer áreas adjacentes como Direito Tributário, Trabalhista, Societário, etc. A padronizações da área de contabilidade e IFRS também são conhecimentos necessários para o desenvolvimento de um bom trabalho.
É preciso se destacar no mercado
Hoje, mais do que nunca, é preciso ter um diferencial de mercado para se destacar em meio a tantos concorrentes. Manter-se atualizado é imprescindível, além de buscar apoio técnico e modelos de negócios que te ajudem a realizar esta tarefa. Sempre lembrando que aliar o trabalho de contabilidade com ações estratégicas direcionadas é uma ótima forma de potencializar seu empreendimento.
É preciso participar ativamente da rotina do cliente, compreender os pontos fortes, fracos e contribuir constantemente com o planejamento contábil e outras necessidades que possam surgir. O mercado de contabilidade vem mudando cada dia mais, exigindo profissionais preparados para atender consumidores exigentes e bem informados. Se você pretende ser um empreendedor contábil, é preciso estar preparado e encarar os novos desafios.