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5 dicas para elaborar uma proposta de serviços contábeis

Uma boa proposta de serviços contábeis pode ser determinante na hora de fechar um negócio e ampliar a carteira de clientes

 

Fazer bons negócios e prospectar novos clientes são desafios constantes para os escritórios de contabilidade. Isso porque o setor é marcado por uma dualidade: apesar de serem fundamentais para a segurança e estabilidade de qualquer empreendimento, os serviços contábeis, por serem complexos, podem gerar dúvidas e, em determinadas situações, insegurança em alguns empresários. Dessa forma, elaborar uma boa proposta de serviços contábeis é a melhor forma de ter novos clientes e demonstrar o valor e a confiabilidade do escritório contábil.

A grande questão é que nem sempre é possível padronizar a proposta de serviços contábeis. Cada cliente pode apresentar uma situação peculiar, exigindo do contador uma análise detalhada de como atuar. Além disso, os escritórios trabalham com nichos específicos, o que também influencia na elaboração de um documento com a proposta de serviços. Dois pontos, no entanto, são  fundamentais para que qualquer proposta seja bem compreendida pelo cliente, evitando, com isso, futuros contratempos para o escritório: clareza e transparência.

Confira abaixo cinco dicas que podem ajudar você a elaborar uma proposta de serviços contábeis confiável e segura:

 

  1. Apresentação

O cliente precisa conhecer o escritório que está contratando. A proposta de serviços contábeis pode ser iniciada com a apresentação dos diferenciais, tempo de mercado, nichos de atuação, principais serviços e, até mesmo, prêmios e participações em eventos importantes da contabilidade. É fundamental deixar claro para o cliente que o negócio estará em boas mãos, de modo que o empreendedor se sinta mais seguro e propenso a entender tudo o que será descrito na proposta de prestação de serviços contábeis.

 

  1. Entenda seu cliente

A proposta de prestação de serviços contábeis é parte conclusiva para o relacionamento entre escritório e cliente. Portanto, além de demonstrar o potencial do escritório na apresentação, o contador deve conhecer a fundo as dores do cliente, suas necessidades mais latentes e, ainda, prever outras demandas que muitas vezes o próprio empresário desconhece. Todo esse trabalho deve estar bem descrito na proposta. Essa também é uma forma de aumentar a confiança do cliente. Afinal, ele precisa entender que o escritório sabe como ajudá-lo a vencer os desafios e proteger o empreendimento.

 

  1. Prazos e obrigações

O escritório contábil deve atuar como o principal assessor do negócio, você já sabe. Mas, para que o trabalho seja executado da melhor forma, a contrapartida do cliente é fundamental. Ele precisa cumprir prazos e obrigações. Portanto, a proposta de prestação de serviços contábeis deve deixar claro quais são as responsabilidades do empreendedor, como enviar os documentos e informações para a execução dos serviços, quais são os prazos de entrega e de pagamento dos honorários contratados, entre outros de acordo com as particularidades de cada tipo de negócio.

 

Termo de responsabilidade

Ainda no aspecto das obrigações, é superimportante que a proposta de serviços contábeis

inclua a assinatura anual da Carta de Responsabilidade da Administração. O cliente deve ser orientado sobre a obrigatoriedade desse documento de acordo com os arts. 2º e 3º da Resolução nº 1590/20 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A Carta de Responsabilidade é uma segurança jurídica para ambos os lados. Porém, é fundamental que sua relevância para a prestação do serviço contábil seja bem esclarecida para o cliente, a fim de evitar desconfianças e futuros problemas de comunicação. Transparência é tudo nesse primeiro contato entre futuro cliente e contador.

 

  1. Defina um cronograma

Seguindo a dica dos prazos e obrigações, o contador pode descrever na proposta orçamentária um cronograma de execução dos serviços contábeis. No calendário devem constar tanto as entregas feitas pelo escritório quanto as obrigações do cliente. Isso facilita que o tomador do serviço tenha uma dimensão cronológica do que está sendo contratado.

 

  1. Estabeleça os preços

É sempre importante se destacar no mercado contábil. Contudo, o cliente pode estar por dentro dos valores praticados. Assim, é fundamental que o contador faça uma avaliação sobre os preços médios entre a concorrência. Fora isso, também é fundamental apresentar os valores de serviços extras e demandas que não estão no orçamento contratado.

Lembre-se sempre: o cliente não tem obrigação de conhecer a fundo legislações e expressões próprias da contabilidade. O contador deve fornecer o máximo de clareza e transparência desde o primeiro contato com o empresário, a fim de minimizar dúvidas e inseguranças.

 

Com isso, o andamento do serviço pode acontecer sem intercorrências futuras e questionamentos, até mesmo legais. Uma parceria saudável entre cliente e escritório começa quando tudo está bem definido e de acordo entre ambas as partes.

 

marketing para contabilidade

1 comentário em “5 dicas para elaborar uma proposta de serviços contábeis”

  1. Realmente!
    Transparencia e clareza são pontos fundamentais. Com os avanços tecnológicos e da própria contabilidade, o contador passou a ser também um consultor para o empresário cliente.
    Nem sempre o empresário cliente tem essa visão, portanto o contador tem inicialmente a tarefa de educar o empresário cliente para a nova realidade.

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